Encontro Anual de Extensão mostra projetos voltados para a comunidade

Estudantes que participam da Extensão são os preferidos por empresas

O “IX Encontro Anual de Extensão Universitária” da PUC-Campinas começou na manhã de quarta-feira, 9 de outubro, com a “Oficina de Kokedama”(foto), na Praça de Alimentação do Campus l, coordenada pelo CIAPD (Centro Interdisciplinar de Apoio à Pessoa com Deficiência).  O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, terá seu encerramento dia 10, a partir das 18h30, com a “9ª Cerimônia de Premiação de Alunos Bolsistas e 3ª Cerimônia de Premiação de Alunos Voluntários” no Auditório Cardeal Agnelo Rossi.

A Coordenadora Geral de Projetos de Extensão, Profa. Dra. Teresinha Cristiane de Morais, falou sobre a importância da aproximação da Universidade com a comunidade e dos benefícios que os estudantes também conquistam participando dos projetos de Extensão.

“Estamos percebendo que os alunos que se envolvem nesses projetos de Extensão, de inserção na comunidade, têm mais acolhimento no mercado de trabalho. Um dos comportamentos que é exigido pelas empresas é essa visão empática com relação aos problemas sociais”, afirma.

A extensão universitária é uma ação das universidades para que o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvida dentro das instituições sejam aplicados na comunidade. Atualmente, a PUC-Campinas mantém parceria com cerca de 45 entidades sediadas na região que prestam serviços, diretamente, a aproximadamente 17 mil pessoas e, indiretamente, a mais de um milhão.

Além de mostrar o que está sendo produzido nos projetos de extensão da Universidade, o encontro terá o debate sobre a curricularização da Extensão, que foi tornada oficial no final de 2018 e deverá ser implantada em todas as instituições de ensino superior do Brasil em 2021.

Para falar especialmente sobre esse assunto, será realizado no dia 10, das 8h30 às 11h30, no Auditório Cardeal Agnelo Rossi, a palestra “Experiências no Processo de Curricularização da Extensão”. Participam a Profa. Dra. Simone Loureiro Brum Imperatore (ULBRA), o Prof. Dr. Fabiano Incerti (PUCPR) e a Profa. Dra. Teresinha de Morais (PUC-Campinas).

O evento conta com palestras, workshops, oficinas, apresentações culturais e mostras de trabalhos em diversos locais do Campus I. Todas as atividades são abertas para o público interno e externo. Clique aqui para ver a programação completa.

Marcelo Andriotti
9 de setembro de 2019