Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
Novo Vestibular

O que é


O Departamento de Medicina do Trabalho (DMT) é composto por médicos do Trabalho, enfermeiro do Trabalho, auxiliares de Enfermagem, fisioterapeuta do Trabalho, bem como equipe administrativa que presta atendimento com foco na prevenção, promoção e reabilitação da saúde dos colaboradores da Universidade dos Campi I, II e Central e do Colégio de Aplicação Pio XII.

Objetivos do DMT

Fazer-se cumprir o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO –, em suas demandas legais; promover programas de saúde e qualidade de vida no trabalho e fora dele, garantindo o bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Localização e telefones de contato


Campus I: Avenida Caio Pinto Guimarães Paq. dos Jacarandás – Prédio da Antiga Pastoral I
Telefones 3343-7137, 3343-7252 e 3343-7811.

Campus II: Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Bloco A – Sala A 32 A
Telefone 3343-6964.

E-mail: dmt@puc-campinas.edu.br

CAMPANHAS


Novembro Azul

Outubro Rosa

Atividades principais


Realização dos exames médicos ocupacionais, para verificar as condições de saúde para o trabalho e assegurar que qualquer alteração da saúde ocupacional do trabalhador seja identificada o mais precocemente possível. São realizados os seguintes exames médicos ocupacionais:

– Admissional
– Periódico
– Retorno ao trabalho
– Mudança de função
– Demissional

Promover palestras e atividades educativas para prevenção de agravos relacionados ao trabalho e discussão de temas relevantes associados à saúde e ao bem-estar.

Capacitação dos trabalhadores para entender e lidar com os fatores de risco à saúde existentes no ambiente de trabalho, de modo a colaborar ativamente no seu controle ou eliminá-los, e trabalhar preservando a saúde individual e coletiva.

Atendimentos em casos de acidentes de trabalho que ocorram dentro da Instituição ou durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Os colaboradores deverão entrar em contato com o DMT pelos ramais específicos, informando sobre a ocorrência e comparecendo presencialmente. Este contato ou comparecimento deve ser, preferencialmente, imediato ou, no máximo, no dia útil seguinte ao ocorrido.

Monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de COVID 19.

O DMT é responsável pelo atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da doença, bem como coabitantes.

Atendimento a casos emergenciais

O DMT realiza atendimentos emergenciais a qualquer indivíduo que esteja nas dependências da Instituição, com o apoio da equipe do Departamento de Segurança Universitária (DSU), pelo ramal de emergência 7387.

Atendimento Emergencial

Atividades da Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do Trabalho foi criada com base em algumas áreas científicas ligadas à Ergonomia, à qualidade de vida no trabalho, aos processos biomecânicos e cinesiológicos, à prevenção e à promoção do bem-estar, entre outros aspectos focados na atividade laboral.

A Ergonomia, por sua vez, estuda a relação e interação do colaborador com seu trabalho, equipamentos e ambiente durante o dia a dia e está diretamente ligada à saúde preventiva do colaborador.

O Fisioterapeuta do Trabalho é um dos profissionais responsáveis pela manutenção da saúde do trabalhador. Ele atua integrado com outros especialistas, como o médico do Trabalho, equipe de Enfermagem e Segurança do Trabalho, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais que possibilitem a recuperação e prevenção de doenças ocupacionais. Além de ter conhecimento das técnicas terapêuticas, aborda processos de produção, instruções de trabalho, administração e leis trabalhistas para avaliar, prevenir e tratar desconfortos que podem ser decorrentes das atividades de trabalho.

Atua também no Programa Osteomuscular (orientações preventivas sobre as articulações, músculos, atividade física e qualidade de vida); na vigilância clínica (acompanhamento, em conjunto com os médicos do Trabalho, dos colaboradores que apresentam alguma restrição osteomuscular/médica); na visita aos postos de trabalho; na realização de Análise Ergonômica do Trabalho e acompanhamento de melhorias; no auxílio à concepção de equipamentos e a postos de trabalho; nas parcerias com a Segurança do Trabalho; nos treinamentos e palestras; nas orientações e adaptações para os postos de trabalho home office; e nas orientações em geral para os colaboradores.