Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

O que é


O Departamento de Medicina do Trabalho (DMT) é composto por médicos do Trabalho, enfermeiro do Trabalho, auxiliares de Enfermagem, fisioterapeuta do Trabalho, bem como equipe administrativa que presta atendimento com foco na prevenção, promoção e reabilitação da saúde dos colaboradores da Universidade dos Campi I, II e Central e do Colégio de Aplicação Pio XII.

Objetivos do DMT

Fazer-se cumprir o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO –, em suas demandas legais; promover programas de saúde e qualidade de vida no trabalho e fora dele, garantindo o bem-estar dos colaboradores e um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Localização e telefones de contato


Campus I: Avenida Caio Pinto Guimarães Paq. dos Jacarandás – Prédio da Antiga Pastoral I
Telefones 3343-7137, 3343-7252 e 3343-7811.

Campus II: Avenida John Boyd Dunlop, s/n – Bloco A – Sala A 32 A
Telefone 3343-6964.

E-mail: dmt@puc-campinas.edu.br

CAMPANHAS


Mês da Saúde

Saúde Mental

Dengue

Março Lilás

Julho Amarelo

Junho Vermelho

Medicina Preventiva

Atendimento Emergencial

Novembro Azul

Outubro Rosa

Atividades principais


Realização dos exames médicos ocupacionais, para verificar as condições de saúde para o trabalho e assegurar que qualquer alteração da saúde ocupacional do trabalhador seja identificada o mais precocemente possível. São realizados os seguintes exames médicos ocupacionais:

– Admissional
– Periódico
– Retorno ao trabalho
– Mudança de função
– Demissional

Promover palestras e atividades educativas para prevenção de agravos relacionados ao trabalho e discussão de temas relevantes associados à saúde e ao bem-estar.

Capacitação dos trabalhadores para entender e lidar com os fatores de risco à saúde existentes no ambiente de trabalho, de modo a colaborar ativamente no seu controle ou eliminá-los, e trabalhar preservando a saúde individual e coletiva.

Atendimentos em casos de acidentes de trabalho que ocorram dentro da Instituição ou durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Os colaboradores deverão entrar em contato com o DMT pelos ramais específicos, informando sobre a ocorrência e comparecendo presencialmente. Este contato ou comparecimento deve ser, preferencialmente, imediato ou, no máximo, no dia útil seguinte ao ocorrido.

Monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de COVID 19.

O DMT é responsável pelo atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da doença, bem como coabitantes.

Atendimento a casos emergenciais

O DMT realiza atendimentos emergenciais a qualquer indivíduo que esteja nas dependências da Instituição, com o apoio da equipe do Departamento de Segurança Universitária (DSU), pelo ramal de emergência 7387.

Atendimento Emergencial

Atividades da Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do Trabalho foi criada com base em algumas áreas científicas ligadas à Ergonomia, à qualidade de vida no trabalho, aos processos biomecânicos e cinesiológicos, à prevenção e à promoção do bem-estar, entre outros aspectos focados na atividade laboral.

A Ergonomia, por sua vez, estuda a relação e interação do colaborador com seu trabalho, equipamentos e ambiente durante o dia a dia e está diretamente ligada à saúde preventiva do colaborador.

O Fisioterapeuta do Trabalho é um dos profissionais responsáveis pela manutenção da saúde do trabalhador. Ele atua integrado com outros especialistas, como o médico do Trabalho, equipe de Enfermagem e Segurança do Trabalho, no desenvolvimento de técnicas físicas laborais que possibilitem a recuperação e prevenção de doenças ocupacionais. Além de ter conhecimento das técnicas terapêuticas, aborda processos de produção, instruções de trabalho, administração e leis trabalhistas para avaliar, prevenir e tratar desconfortos que podem ser decorrentes das atividades de trabalho.

Atua também no Programa Osteomuscular (orientações preventivas sobre as articulações, músculos, atividade física e qualidade de vida); na vigilância clínica (acompanhamento, em conjunto com os médicos do Trabalho, dos colaboradores que apresentam alguma restrição osteomuscular/médica); na visita aos postos de trabalho; na realização de Análise Ergonômica do Trabalho e acompanhamento de melhorias; no auxílio à concepção de equipamentos e a postos de trabalho; nas parcerias com a Segurança do Trabalho; nos treinamentos e palestras; nas orientações e adaptações para os postos de trabalho home office; e nas orientações em geral para os colaboradores.