Em comemoração aos 200 anos da Catedral Metropolitana de campinas, ocorre na sexta-feira (05/10) a abertura da Mostra “Catedral Metropolitana: uma interpretação plástica”, a partir das 20h, na Galeria de Arte do Tênis Clube de Campinas. A mostra reunirá obras de artistas da Região Metropolitana de Campinas convidados pelo curador, Paulo Cheida Sans professor da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas e poderá ser visitada até 31 de outubro.

Construída entre 1.807 e 1.883, a Catedral se tornou um símbolo da cidade de Campinas, sendo o maior templo religioso existente no mundo construído com técnica de taipa de pilão, tão comum no século 19. Seus altares e ornamentos esculpidos em cedro vermelho são extremamente trabalhados e ricos em detalhes, representando exemplos vigorosos do estilo barroco e rococó.

A exposição, que valoriza a Catedral como monumento histórico e como essência religiosa, é composta por pinturas, fotografias e esculturas feitas por artistas contemporâneos, que realizaram um estudo sobre a história da Igreja para que servisse de embasamento para a criação de suas obras artísticas.

A mostra faz parte do projeto de extensão da PUC-Campinas, intitulado “Território da Arte Contemporânea da Região Metropolitana de Campinas”.

Participam da mostra os seguintes artistas:

Alex Nucci, Alex Roch, Andréia L. Gomes da Silva, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Euclides Sandoval, Fernanda Maria Duarte, Flávia Bresil Pallhares, Lisa França, Márcio Zago, Maricel Fermoselli, Maurício Barduchi, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Valner Cintra, Vera Toledo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.

Serviço:
Mostra “Catedral Metropolitana: uma interpretação plástica”
Curadoria: Paulo Cheida Sans
Abertura: 5 de setembro, às 20h.
Período da mostra: de 5 a 31 de 2007.
Local: Galeria de Arte do Tênis Clube de Campinas.
Endereço: Rua Cel. Quirino, 1346 – Cambuí – Campinas, SP – tel. (019) 3794-6880.

Portal Puc-Campinas
3 de outubro de 2007