O Centro de Cultura e Arte (CCA) da PUC-Campinas oferece novas oportunidades para aqueles que querem revelar seus talentos no canto, no teatro e na dança e, também, para aqueles que já têm noções de música e querem aprimorá-las. Até 31 de março, estará com as inscrições abertas para seus cinco grupos artísticos: coral, teatro, dança, música de câmara e banda.

Os grupos são formados principalmente por alunos e funcionários da PUC-Campinas, mas as oportunidades também se estendem a interessados que não pertencem à comunidade universitária.

Até o dia 31 os candidatos devem confirmar as inscrições na sede do CCA, no Campus I (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, ou pela Internet (www.puc-campinas.edu.br/cca). As pessoas que já fazem parte dos grupos devem fazer o recadastramento no mesmo período.

Cada grupo artístico tem suas exigências, conforme a complexidade das atividades desenvolvidas. Por isso, após concluídas as inscrições serão agendados testes com os inscritos, que serão realizados por cada um dos coordenadores responsáveis. Mas os propósitos dos cinco grupos são os mesmos: oferecer espaços alternativos e permanentes na PUC-Campinas para a expressão das atividades culturais e artísticas. Além de apresentações artísticas dentro e fora da Universidade, os grupos artísticos realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Coral Universitário

Criado em 1983, o Coral Universitário tem como regente Nelson Silva. Seus integrantes são treinados para apresentações de um repertório diversificado e abrangente, no qual estão incluídas desde canções renascentistas até músicas brasileiras de tradição oral.

Grupo de Teatro

Seu propósito principal é o resgate do teatro universitário, como importante celeiro para a produção dramatúrgica e formação de novos atores. O trabalho do professor Paulo Afonso Coelho envolve atividades de pesquisa com os integrantes, sobre fundamentos da linguagem teatral, que terminam em espetáculos para apresentações públicas.

Grupo de Dança

Tem como objetivo divulgar a arte da dança, ampliar seu público, promover a interação desta arte com outras formas de manifestações culturais. É coordenado pelo coreógrafo Vanderlei Falcão. Da mesma forma que o grupo de teatro, o de dança alia suas montagens e apresentações às práticas de pesquisa.

Música de Câmara

O maestro Hermes Coelho, seu coordenador, forma grupos de música de câmara conforme as características dos integrantes. Todos os inscritos devem ter boas noções de leitura musical e domínio de algum instrumento.

Banda PUC-Campinas

Coordenada pelo maestro Ernesto Fabiano, também exige noções elementares de música por parte dos inscritos. O repertório é eclético: reúne hinos, marchas, dobrados, músicas populares nacionais e internacionais. Inclui quinteto de metais, quarteto de clarinetas, solistas e grupo de samba, a fim de proporcionar a cada perfil de evento apresentações diferenciadas.

CCA

O Centro de Cultura e Arte (CCA) é um órgão complementar da PUC-Campinas. Foi fundado em 24 de agosto de 1987. Reúne os cinco grupos artísticos: coral, teatro, dança, música de câmara e banda, todos formados por alunos dos vários cursos da Universidade, por funcionários e pessoas da comunidade. O CCA também promove oficinas de arte (dança, música e teatro), eventos como os encontro de corais, de dança e de bandas, apresentações de peças de teatrais, atividades de pesquisa e programas de extensão.
O centro está localizado no Campus I (Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Univrsidades), próximo da Faculdade de Educação Física. Mais informações pelo site www.puc-campinas.edu.br/cca

15 de março de 2006