Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

A PUC-Campinas está engajada na 16ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, que será lançada em Campinas, na próxima quarta-feira, 1º de agosto, às 8h30, no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, situado na avenida Roberto Mange, nº 66, Centro.

A Universidade promoverá nos dias 2, 3 e 7 de agosto atividades lúdicas e distribuição de 3 mil folderes à população sobre aleitamento materno. A campanha, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), tem o objetivo de estimular o aleitamento materno logo após o parto.

“A proposta é chamar atenção para a importância da amamentação na primeira hora de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que o aleitamento materno chega a salvar vidas, além de proteger mais o bebê contra doenças; ajudar a mulher a ter leite mais rapidamente, e auxiliar nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia”, explica a coordenadora da Comissão Permanente de Apoio e Promoção do Aleitamento Materno da PUC-Campinas, Patrícia Baston Frenhani.

A especialista ressalta que inúmeros são os benefícios do leite materno para a mãe e o bebê. Ele é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que o bebê precisa para seu crescimento e desenvolvimento, razão pela qual não deve ser substituído. A amamentação também garante ao bebê proteção contra infecções, alergias e outras doenças, e à mãe, menos chances de desenvolver anemia, câncer de mama e diabetes, pela diminuição do sangramento pós-parto.

“O ato de amamentar ainda contribui para que a mãe perca mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez, bem como o ato de sugar é importante para o desenvolvimento da face, da dentição e da fala da criança e para a sua respiração. E, além de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho”, completa Patrícia.

Programação:
1º de agosto – 8h30 – Lançamento no Plenário da Câmara Municipal de Campinas (avenida Roberto Mange, nº 66, Centro).

2 e 3 de agosto – 9h – Ação com grupos voluntários PedRiso e Dose de Alegria nas Unidades de Internação e Ambulatórios do Hospital da PUC-Campinas (CampusII – Av. John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama).

7 de agosto – 9h às 15h – Ação educativa em frente ao prédio dos ambulatórios com orientação à população, aos alunos e profissionais da área da saúde (Campus II – Av. John Boyd Dunlop, s/nº, Jardim Ipaussurama).



Portal Puc-Campinas
30 de julho de 2007