Biblioteca da PUC-Campinas recebe exposição “As múltiplas portas da cidade: a urbanização de Campinas na rota da modernidade”

A mostra ficará disponível até dezembro deste ano na Biblioteca Campus I – Unidade 2

A Unidade 2 da biblioteca do Campus I da PUC-Campinas recebe neste semestre a exposição “As múltiplas faces da cidade: a urbanização de Campinas na rota da modernidade”. Com a curadoria de Philippe Arthur dos Reis, a exibição conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além da parceria com o Arquivo Municipal de Campinas.

A mostra é um dos resultados do projeto Digitalização e Informatização da Série 102, proposto por Philippe Arthur dos Reis, historiador e pesquisador das histórias de urbanização e habitação a partir da segunda metade do século XIX. A exposição é um conjunto documental que apresenta títulos, requerimentos e plantas das construções e reformas de edificações da cidade de Campinas no ano de 1893, quando se tornou obrigatória a apresentação de tais registros.

“As tensões, interesses, sonhos, contradições e projetos que foram idealizados em tal contexto nem sempre se realizaram, mas foram materializados pelas mãos de pessoas simples, com poucas ou médias quantias de dinheiro: negros libertos, imigrantes, professores, comerciantes, mulheres e homens. A intensificação da imigração, os percalços que a comunidade negra enfrentou no pós-abolição, além do aumento da fiscalização sanitária, que buscava padronizar os modos de viver na cidade são apresentados”, escreve Philippe Arthur dos Reis ao apresentar a exposição.

O projeto procura alinhar a história da urbanização de Campinas com as experiências que fizeram parte da renovação dos espaços urbanos do final do século XIX e início do século XX. Para o pesquisador, os documentos ajudam a desvendar questões do contexto urbano que ainda permanecem latentes no cotidiano e continuam pertinentes neste tempo. A mostra é um convite para ler e decifrar e refletir sobre o papel do poder público e privado, e das instituições e grupos que formam a diversidade de Campinas.

Serviço:

Local: Biblioteca Campus I – Unidade 2, na Escola De Ciências Humanas; Jurídicas e Sociais

Horários:  Segunda-feira à sexta-feira das 07:30hs às 22:45hs e aos sábados das 08:00hs às 17:00hs.

Beatriz Candiotti

sob supervisão do Dcom