Dia do Geógrafo chama a atenção para a atuação desse profissional que tem um olhar diferenciado sobre o meio físico e as pessoas

“Sempre gostei de estudar o meio ambiente, por isso optei pela Geografia.” Foi assim que Jonas de Assis Cinquini, aluno do 3º ano da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas explicou a razão pela qual decidiu fazer o curso. Estagiando há um ano em duas unidades da Embrapa (Campinas e Jaguariúna), o estudante atua na área de Geoprocessamento e disse ter encontrado a carreira que quer seguir. “O profissional da geografia tem um olhar diferenciado do meio e das pessoas. A partir do momento em que as empresas reconhecerem isso, terão profissionais que poderão auxiliar em inúmeros projetos e pesquisas”, argumentou Cinquini.

O curso de Geografia da PUC-Campinas abrange a licenciatura e o bacharelado de forma concomitante, no entanto, a escolha pela área de atuação é feita pelo próprio aluno.

Diferente do que pensa a maioria das pessoas, o geógrafo tem uma atuação mais abrangente do que a docência. Esse profissional, reconhecido por lei desde de 1973, pode trabalhar em órgãos do governo, empresas e prefeituras. Segundo a diretora da Faculdade de Geografia da PUC-Campinas, Damaris Puga de Moraes é essencial a presença do geógrafo em equipes de apoio a gestão do território por compreender muito bem os reflexos das ações humanas sobre o meio físico. “Apesar da contribuição do geógrafo em equipes de planejamento de gestão territorial e ambiental, a atuação desse profissional é ainda pouco reconhecida no mercado de trabalho”, avaliou Damaris.

A também professora da Faculdade de Geografia Vera Lúcia dos Santos concorda com a necessidade de ampliar a área de atuação do geógrafo, mas destaca a importância da licenciatura. “A nossa responsabilidade de formar professores capacitados é ainda maior diante de toda a crise educacional”, enfatizou. Segundo ela, na turma de 35 alunos ingressantes na faculdade em 2008, cerca de metade deles escolheu o curso com o objetivo de ministrar aulas.

Dia do geógrafo
Em comemoração ao Dia do Geógrafo (29 de maio), será realizado, no dia 28 deste mês, pela Faculdade de Geografia da PUC-Campinas o evento “Diálogos sobre pesquisa em Geografia”. Os professores Abimael Cereda Júnior, Lúcia Cavalieri, Vera Lúcia Marinho e Vera Lúcia dos Santos serão os palestrantes do encontro, que ocorrerá na sala 900, do prédio H02, no Campus I, a partir das 19h. Os “Diálogos” terão o objetivo de socializar pesquisas de mestrado e doutorado. Essa data é tradicionalmente comemorada na PUC-Campinas. Em anos anteriores, nomes importantes da geografia brasileira participaram do evento como o geógrafo e professor Aziz Nacib Ab”Sáber. A diretora da Faculdade de Geografia, Damaris Puga de Moraes aponta que reavivar e discutir o papel do geógrafo são os principais motivos para a comemoração desse dia. Já Vera Lúcia dos Santos, professora da Faculdade de Geografia, o dia do geógrafo é um momento em que a Universidade chama os alunos para pensar a ciência geográfica e a importância desse profissional na sociedade. Ainda em comemoração à data, no dia 29 de maio, ex-alunos do curso de Geografia da PUC-Campinas, irão apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Encontro
O espaço não pára: por uma AGB em movimento, esse será o tema do 15º Encontro Nacional dos Geógrafos (ENG), promovido pela Associação Nacional dos Geógrafos (AGB). O evento que contará com a presença dos professores da PUC-Campinas Juleusa Maria Theodoro Turra e Rui Ribeiro de Campos ocorrerá, entre os dias 20 e 26 de julho, em São Paulo. Mais informações no site: www.agb.org.br.

28 de maio de 2008