Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Universidade promove o Colóquio “Educação para o Humanismo Solidário”

O tema é ligado à proposta da Campanha da Fraternidade 2022

O Colóquio “Educação para o Humanismo Solidário”, organizado pelo Núcleo de Fé e Cultura e pela Pastoral Universitária da PUC-Campinas, será realizado de 23 a 26 de maio de 2022, das 9h30 às 11h30, no Auditório do Campus I da PUC-Campinas. A inscrição para as conferências é gratuita e pode ser feita clicando aqui.

“O Colóquio está num contexto bem amplo, o de corresponder e se envolver na proposta do Papa Francisco, acerca do Pacto Educativo Global, que aborda a necessidade de uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade”, disse o Padre Antônio Douglas de Moraes, Coordenador da Pastoral Universitária.

O Pacto Educativo Global visa reinventar o ensino, com ênfase em mais qualidade e esperança. “O evento busca pensar nas tendências e projeções para Educação Católica e como podemos contribuir para que cada um, no seu país, compartilhe experiências de projetos que visam superar problemas que comprometem o desenvolvimento humano, social, econômico, cultural em todo o mundo. Isto é, criar uma rede, por meio da qual estejamos mundialmente mais interligados com este compromisso”, disse.

O tema é ligado à proposta da Campanha da Fraternidade 2022, que será melhor explicitada pelo Pe. João Batista Gomes de Lima, Diretor-Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC. Confira abaixo a programação.

23/5/22

9h30 – Abertura e 1ª. Conferência

Fraternidade e Educação

Pe. João Batista Gomes de Lima

Diretor-Presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)

 

24/5/22

9h30 – 2ª. Conferência

O Papel das Ciências Humanas na Educação Integral

Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves

Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião – PUC-Campinas

 

25/5/22

9h30 – 3ª. Conferência

Educação para a Sustentabilidade

Prof. Dr. Roberto Donato da Silva Júnior

Docente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade – UNICAMP

 

26/5/22

9h30 – 4ª. Conferência

Os Desafios da Educação “Pós-Pandemia”

Profa. Dra. Eliete Aparecida de Godoy

Docente e Diretora da Faculdade de Educação – PUC-Campinas



Marcelo Andriotti
20 de maio de 2022