Semana de 2 a 8 de outubro

Na programação da TV PUC-Campinas desta semana uma reflexão sobre um fato inerente à vida de todos nós: a morte. O livro Vidas Partidas mostra a dor de mães que perderam seus filhos. No programa Ponto de Encontro Vida Saudável as diversas maneiras de um osso ser infectado por bactérias ou fungos. O programa Espelho Urbano, produzido por alunos da Faculdade de Jornalismo, apresenta reportagens que tratam da responsabilidade social. E o programa Documentário mostra a luta dos índios Guaranis para manter viva a cultura e tradição do seu povo.

Ponto de Encontro Vida Saudável
Entrevista sobre o tema: Infecção nos ossos
Sinopse – Os ossos, geralmente, são bem protegidos contra infecções, mas mesmo assim podem ser infectados de várias maneiras. O programa Ponto de Encontro Vida Saudável aborda os casos de infecções causadas normalmente por bactérias ou fungos. O tratamento deve ser rápido e eficaz para evitar uma ostiomielite crônica.
Entrevistado
José Luís Zabeu – Chefe do Serviço de Ortopedia do Hospital da PUC-Campinas e professor da Faculdade de Medicina da PUC-Campinas
Segunda (02/10) – às 21h
Terça (03/10) – à 0h da madrugada
Quarta (04/10) – às 15h
Quinta (05/10) – às 16h
Domingo (08/10) – às 19h

Ponto de Encontro
Entrevista sobre o livro Vidas Partidas
Sinopse – Os avanços da ciência e tecnologia neste século 21 atingiram o ápice e, ainda, com perspectivas de crescimento nas próximas décadas. Apesar dessa situação de excelência, a humanidade, até agora, não conseguiu superar um fato inerente à vida de todos nós: a morte. O programa Ponto de Encontro reflete sobre o tema com um livro que questiona essa dificuldade da sociedade contemporânea de encarar a morte.
Entrevistada
Fabiano Ormaneze – jornalista e autor do livro “Vidas Partidas – Histórias de Luto Materno”
Segunda (02/10) – às 17h
Terça (03/10) – às 22h
Quinta (05/10) – às 21h
Domingo (08/10) – às 15h

“Campinas Século XXI. Os desafios da Metrópole”
Seminário Internacional da Extensão e da Pesquisa da PUC-Campinas
Cobertura às palestras e mesas-redondas do evento, que teve como tema central “A metrópole e o futuro”.
Quarta (04/10) – às 23h
Quinta (05/10) – às 17h
Domingo (08/10) – às 23h

Fala Foca
Exibição de documentários
O Espelho Urbano desta semana apresenta reportagens que tratam da responsabilidade social e da educação como ferramentas ao desenvolvimento da metrópole. Ser diferente é normal: os desafios encarados pelos portadores da Síndrome de Down e a superação do preconceito são questões abordadas no quadro Personagem Urbano. No quadro X da Comunicação, um debate sobre novas tecnologias do fotojornalismo e uma questão para ser debatida: será que a qualidade das imagens captadas por câmeras embutidas em celulares é capaz de fazer frente ao profissionalismo das fotografias analógicas? O projeto experimental Filhos do Jaraguá, produzido em 2005, revela o universo de uma aldeia situada ao pé do Pico do Jaraguá. Lá, mais de duzentos índios Guaranis, mesmo cercados pela cidade de São Paulo e convivendo com toda a tecnologia da vida moderna como televisão, internet e celular, lutam para manter viva a cultura e tradição do seu povo.
Sexta-feira (06/10) – às 16h e 20h
Sábado (07/10) – às 12h e 16h

Casa da Árvore, Novolhar, Projetos PUC e Espaço Comunitário
Terça (19/09) – às 14h e 18h