Semana de Estudos de Letras tem início com palestra sobre desafios da educação e desinformação

Atividades vão até a quarta-feira, com palestras, roda de conversa e oficina

Teve início nesta segunda-feira (28) a Semana de Estudos da Faculdade de Letras da PUC-Campinas. O evento tem como tema central “Inteli(a)gências: linguagens, tradução e ensino em tempos de IA”, com o objetivo de debater sobre os impactos da inteligência artificial (IA) na formação e atuação dos profissionais das áreas da linguagem e da literatura, com enfoque no ensino e na produção, revisão e tradução de textos. O evento irá também examinar as implicações éticas e sociais da utilização da IA nesses campos.

Nas palestras, mesa redonda e oficina, os estudantes terão a oportunidade de debater temas importantes da atualidade e repensar o papel do profissional que atua no campo de Letras.

Nesta segunda-feira, o primeiro evento foi uma palestra com o professor Dr. Petrilson Alan Pinheiro da Silva, o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. O professor falou sobre os “Desafios de uma educação crítica em tempos de desinformação”. Ele começou abordando o tema de fake news, tão presente nas discussões das eleições, falou da história da desinformação no decorrer dos anos que antecederam a ditadura, entre outros assuntos ligados aos desafios de uma educação crítica.

Depois, os alunos acompanharam uma apresentação do CCA (Centro de Cultura e Arte) da PUC-Campinas.

As atividades continuam nesta terça-feira. Às 8h30, na sala 800 do prédio H01, no Campus I, está programada a Roda de Conversa: “Inteli(a)gências na literatura e nas formações etnorraciais na era da IA”, com os professores Simone Alves Pedersen (USF), Carlos Lirio (Unifesp), Gabriel Gruber (E.E. “Prof. Carlos Lencastre”) e Cássia Sígolo (PUC-Campinas). Na sequência, haverá chamada para a revista Kyrial e lançamento do Concurso Literário.

Na quarta-feira, os estudantes terão, às 8h15, um relato de experiência sobre “O trabalho com o letramento digital nas escolas: perspectivas e impasses”, comandado pela professora Milena Moretto (Programa de Pós-Graduação em Educação USF e Rede Municipal de Itatiba), e a oficina “Tradução assistiva”, com Jefferson Henrique Furlaneto de Almeida (Showcase).

Depois, às 10h, haverá uma oficina com o tema “Normalização de Trabalhos Acadêmicos”, dirigida pelas professoras Cássia dos Santos (PUC-Campinas) e Gabriela Strafacci Orosco (PUC-Campinas). O evento acontece na sala 800, do prédio H01.

Para saber mais e se inscrever nos eventos, clique aqui.

Programação do evento:

28/08 – Segunda-feira:

Das 8h30 às 10h – Sala 800 – H01:

Palestra de abertura: “Desafios de uma educação crítica em tempos de desinformação”

Prof. Dr. Petrilson Alan Pinheiro da Silva (IEL/Unicamp)

Das 10h15 às 11h – Sala 800 – H01:

Evento Cultural: CCA – PUC-Campinas

29/08 – Terça-feira:

Das 8h30 às 10h15 – Sala 800 – H01:

Roda de conversa: “Inteli(a)gências na literatura e nas formações etnorraciais na era da IA”

Profa. Dra. Simone Alves Pedersen (USF), Prof. Dr. Carlos Lirio (Unifesp), Prof. Me. Gabriel Gruber (E.E. “Prof. Carlos Lencastre”) e Profa. Me. Cássia Sígolo (PUC-Campinas)

Das 10h30 às 11h – Sala 800 – H01: