Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Cerca de 1,2 mil alunos dos dez cursos que compõem o Centro de Ciências da Vida (CCV) e das quatro Faculdades do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) transformam o Largo do Rosário

A 10ª edição do projeto Saúde na Praça acontece nos dias 7 e 8 (terça e quart-feira) de outubro, quando cerca de 1,2 mil alunos dos dez cursos que compõem o Centro de Ciências da Vida (CCV) e as quatro Faculdades do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), com o apoio da Coordenadoria de Extensão e Serviços Comunitários e Hospital e Maternidade Celso Pierro, transformam o Largo do Rosário em um espaço de prevenção, baseado na definição da Organização Mundial de Saúde onde ter Saúde significa … “estado de completo bem estar físico, mental e social e, não somente a ausência de enfermidade ou invalidez”. Sob a orientação e supervisão de cerca de 40 professores, os universitários farão orientações para um público estimado em 5 mil pessoas que receberão informações para uma melhor qualidade de vida através da prevenção. Além das pessoas que transitam pela região central da cidade, cerca de 800 crianças de oito escolas de Campinas participarão das atividades na praça.

O evento, considerado pelos organizadores um dos maiores promovido pela Universidade, conta com quatro grandes tendas que cercam o Largo deixando na área central um grande espaço de convivência onde várias das atividades são realizadas. Nessas quatro tendas serão montados os Espaços: da Criança, do Bem-Estar Físico, Mental e do Social para Adultos com ações específicas de cada Faculdade movidas pela visão da necessidade da integralidade do cuidado.

O objetivo é orientar a população que passa pelo local e as escolas agendadas sobre ações de saúde objetivando a melhoria da qualidade de vida promovendo o bem-estar, além da preocupação didático-pedagógica de oferecer aos alunos do 1º ao último ano das graduações o contato direto com a população.

Os adultos que participarem das atividades receberão uma cartilha com dicas de como prevenir uma série de alterações, como por exemplo: hipertensão, diabetes, cuidados com a coluna e quedas na terceira idade. A cartilha ainda traz informações sobre cuidados com a saúde bucal, saúde auditiva , estresse, alimentação, meio ambiente, entre outros.

As crianças também receberão informações através de um Gibi da Saúde na Praça que traz na versão em quadrinhos, as orientações sobre postura, linguagem de sinais, alimentação, higiene oral e corporal, leitura e brincadeiras, recebidas no evento, além de kits de banho, kits de escovação, e outros brindes oferecidos na Ginkana dos adolescentes onde as orientações oferecidas em todo o espaço da praça são assimiladas através da brincadeira.

Algumas atividades oferecidas

Espaço da Criança:
Atividades com HIP HOP
Ginkana dos adolescentes
Atividades físicas, esportivas e lúdicas
Avaliação de obesidade infantil
Orientação sobre ergonomia em sala de aula
Escovódromo – orientações práticas sobre saúde bucal e escovação dos dentes
Brinquedoteca e espaço de leitura

Espaço do Bem-Estar Físico:
Avaliação nutricional
Orientações sobre atividades físicas na prevenção de doenças cardiovasculares
Orientações sobre auto-medicação e medicamentos genéricos
Fitoterapia

Espaço Mental e Social
Avaliação do estresse
Massagem de relaxamento
Orientação sobre alfabetização e educação para adultos
Saúde Auditiva
Prevenção de quedas na 3ª idade
Preservação do meio ambiente

SERVIÇOS:
Saúde na Praça –
Data: 7 e 8 de outubro de 2008
Local: Largo do Rosário – Avenida Francisco Glicério, Centro
Horário: Das 8h às 17h
Aberto ao público em geral



Portal Puc-Campinas
6 de outubro de 2008