Representantes da Bombardier visitam PUC-Campinas para conhecer estrutura da Universidade

Empresa canadense tem filial em Campinas e estuda ampliação na região

A PUC-Campinas recebeu na manhã de 11 de agosto representante da BRP (Bombardier Recreational Products), uma empresa canadense, líder global no segmento de veículos motorizados esportivos, sistemas de propulsão e embarcações. Os executivos conheceram a Universidade e as oportunidades de parcerias que podem ser firmadas entre as instituições.

Lewise Hiltz, Vice-Presidente Global de Comércio Digital; David Dadoun, Vice-Presidente Global de Dados; e Fábio Lobato, de Relações Institucionais da BRP no Brasil, foram recebidos pelo Prof. Me. Carlos Eduardo Pizzolatto, Coordenador do Departamento de Relações Externas (DRE), com apoio de Evandro Marcelino Martins e Luiza Stradiotto, assistentes de Relações Internacionais.

Eles conheceram a Reitoria e o Espaço Mescla, do Campus I, onde foram recebidos pela Pró-Reitora de Inovação, Profa. Dra. Camila Brasil, e pelo Decano da Escola Politécnica, Prof. Me. Sérgio Roberto Pereira, que falaram sobre a estrutura da Universidade nas áreas de tecnologia e inovação, e apresentaram os cursos de engenharias oferecidos.

Também foram apresentados por outros participantes as possibilidades de parcerias nas áreas de desenvolvimento de produtos, marketing, estágios e relações entre academia e empresas.

Na reunião estiveram presentes o Prof. Dr. Ricardo Pannain, Diretor da Faculdade de Engenharia da Computação; Prof. Dr. Ralph Robert Heirich, Diretor da Faculdade de Engenharia de Telecomunicações; Prof. Dr. Fábio Menegatti de Melo, do Curso de Engenharia Mecânica; Prof. Me. Hugo Gimenes de Lima, Diretor da Faculdade de Publicidade e Propaganda; Prof. Dr. Felipe de Carvalho Mattei, Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing Digital de Alta Perfomance; Lívia Bretas, Supervisora do Escritório de Talentos e Carreiras; Carolina Trentini Moraes Sarmento, assistente da Pró-Reitoria de Graduação; e Edilson Baqueiro, Coordenador do Escritório de Relações Corporativas.

Depois da passagem pelo Mescla, onde conheceram as instalações e o fablab, eles visitaram laboratórios dos cursos de engenharias. Depois almoçaram no Centro Gastronômico do Campus I, onde também estiveram presentes a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Profª. Dra. Alessandra Borin Nogueira, e o
Pró-Reitor de Educação Continuada, Prof. Dr. Rogério Bazi.

Com vendas anuais de US$ 10 bilhões, em mais de 120 países, a BRP tem filial em Campinas, onde emprega 45 funcionários, e desenvolve planos de expansão na região. Esse foi um dos principais motivos da visita, pois há previsão de contratação de profissionais, busca de estagiários e de parcerias para desenvolvimento de produtos e serviços.

A empresa está na fase final de criação de um Departamento Global de Digital & Data da BRP em Campinas. Para isso, estão prevendo a criação inicial de mais 90 posições para trabalhar nas áreas de digital marketing, UX, e-commerce, TI, arquitetura de dados, engenharia de dados entre outras, todas no âmbito global da empresa.

O grupo conta com força de trabalho composta por mais de 20 mil pessoas em diversos países. No Brasil, a empresa possui cobertura nacional com mais de 70 revendedores em todas as regiões para a venda de veículos, peças, acessórios e serviços.

O portfólio do grupo canadense é formado por veículos on-road e off-road da Can-Am, as motos aquáticas Sea-Doo, as motos de neve Ski-Doo e Lynx, os barcos Alumacraft, Manitou e Quintrex, bem como os motores Rotax para karts, motocicletas e aeronaves recreativas.

Marcelo Andriotti
11 de agosto de 2023