Reitor recebe Medalha de Mérito Força da Raça por ações por igualdade racial

Homenagem é realizada pelo Grupo Força da Raça, entidade do movimento negro de Campinas

O Reitor da PUC-Campinas Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior recebeu, na noite de 24 de novembro, no Hotel Vila Rica, em Campinas, a Medalha de Mérito Força da Raça. O prêmio é concedido pelo Grupo Força da Raça – entidade do movimento negro de Campinas fundada em abril de 1990 com o objetivo de lutar por igualdade de oportunidades para a população negra – aos profissionais que se destacaram em suas atividades voltadas ao ensino, à pesquisa e a projetos sociais junto com a comunidade negra de Campinas e Região.

A homenagem foi resultado de ações realizadas na Universidade, como a inauguração, em agosto, do Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicea Quintino Amauro, que articula ações de pesquisa, ensino e extensão, bem como a organização de cursos em parceria com o movimento negro de Campinas e Região.

“Estimular a pesquisa, o ensino e o empreendedorismo buscando o horizonte de um país mais igual, justo e fraterno, essa é a minha missão e a missão da PUC- Campinas. Estou feliz em estar ao lado de vocês para transformar a sociedade para uma cultura de paz e justiça. O racismo estrutural, que também se expressa nas instituições desse país, é algo a ser combatido diariamente. Portanto, recebendo essa medalha, firmo o compromisso de trabalhar incansavelmente para buscar um país mais igualitário”, disse o Reitor.

O Reitor também ressaltou que continuará, dentro da Universidade, ampliando os programas de igualdade racial e buscando formar profissionais capacitados e agentes da mudança, além de formar mais lideranças negras em todos os âmbitos do conhecimento.

Ao mesmo tempo, também destacou o objetivo de formar pessoas brancas para que entendam sua responsabilidade no combate ao racismo. “A branquitude não afasta os sujeitos de participarem e atuarem efetivamente na luta contra o racismo. Ser antirracista é ter atuação prática e efetiva”, disse.

Personalidades como a Professora Dra. Angela Soligo e os esportistas Magic Paula e Diogo Silva já receberam o prêmio Medalha de Mérito Força da Raça.

Marcelo Andriotti
27 de novembro de 2023