Reitor prestigia inauguração de novo núcleo de pesquisa do CPQD

Organização tem uma série de parcerias com a PUC-Campinas

O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, participou da inauguração do Núcleo de Evolução Tecnológica do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), na manhã de 2 de outubro. O evento contou com diversas autoridades, como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o prefeito de Campinas, Dário Saadi. O novo espaço para pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de conectividade e energias renováveis fica no Polo de Alta Tecnologia.

A Universidade e o CPQD mantêm uma série de atividades conjuntas e parcerias, inclusive o Programa de Capacitação com Residência Tecnológica, que está em sua segunda chamada. O programa é uma grande porta de entrada para quem deseja se capacitar para trabalhar nas áreas de inteligência artificial, internet das coisas e segurança cibernética.

Ele faz parte do Programa Prioritário de Interesse Nacional (PPI), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e coordenação da Softex, empresa de desenvolvimento, inovação e transformação digital.

O núcleo inaugurado pelo CPQD tem como objetivo atender à demanda por projetos com comunicações ópticas e sem fio, o que inclui Internet das Coisas, sensoriamento, Open RAN e tecnologias para as futuras redes de telecomunicações e redes industriais e para soluções de energia, especialmente as renováveis.

O CPQD é uma organização privada com 47 anos de existência. Atua com inovação em tecnologias da informação e comunicação. É referência tecnológica no Brasil e possui competências em internet das coisas, inteligência artificial, conectividade, blockchain e mobilidade elétrica.

Marcelo Andriotti
3 de outubro de 2023