Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Reitor participa de encontro de líderes para discutir tecnologia em Campinas

O evento foi organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi)

O Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior participou no dia 5 de outubro do “Encontro de líderes: o futuro que já está aqui”, que reuniu líderes empresariais, governamentais e acadêmicos no Hotel Vitória. O evento também teve a participação de secretários municipais e do prefeito Dário Saadi, que discutiram temas como a transformação e consolidação de Campinas como polo de alta tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável em nível global.

O encontro foi organizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), uma entidade que reúne a representação de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) de maior relevância da região de Campinas, em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, a Unicamp e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O primeiro painel ficou por conta do professor Mariano Laplane, que fez a apresentação do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável), projeto encabeçado pela Unicamp, PUC-Campinas, centros de pesquisa do Polo Tecnológico e Prefeitura de Campinas, considerado um dos três mais sofisticados do país e capaz de tratar problemas globais.

Em seguida, Eduardo Gurgel do Amaral, presidente da FFCi, abordou o tema “Construindo uma nova realidade para Campinas e região. Polo de Alta Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento também foi marcado pelo lançamento da 10ª edição do Inova Trade Show, previsto para acontecer em maio de 2024, com a proposta de reunir e promover todo o ecossistema de inovação.

Também participaram o Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; o especialista em inovação e competitividade do BID, Michael Hennessey; e o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Sobre o HIDS

O HIDS prevê a ocupação de uma área que envolve o campus da Unicamp, em Barão Geraldo, o Campus I da PUC-Campinas e todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia, totalizando 11,3 milhões de m². Ele será um bairro inteligente que funcionará como um laboratório aberto de inovação e sustentabilidade, integrando áreas residenciais, comerciais, industriais e de pesquisa. Para alavancar a implantação do HIDS, o BID financiou a elaboração de um plano diretor para a área, cujas diretrizes foram base para a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo para esse território.

Foto (Eduardo Lopes/Pref. Campinas): Da esq. para a dir.:  Eduardo Gurgel, da FFCi, Antonio Meirelles (Unicamp), Secretária Adriana Flosi, Reitor Prof. Dr. Germano e Dário Saadi.



Marcelo Andriotti
6 de outubro de 2023