O Campus I da PUC-Campinas abrigará, de 10 a 13 de outubro, mais de 400 historiadores do Brasil e de outros países vizinhos, durante o VII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha (Anphlac).

Trata-se do mais importante evento de pesquisas sobre história da América Latina e Caribe. Os três dias de programação somarão 65 mesas-redondas, nas quais serão apresentadas cerca de 300 trabalhos de pesquisa sobre o continente latino-americano. O evento ocorrerá, simultaneamente, em salas do Campus I (Rodovia D. Pedro I, Km 136, Parque das Universidades).

A conferência de abertura, amanhã (10/10), às 20h30, será com o professor chileno Héctor Hernán Bruit (Unicamp), sobre o tema “A construção de uma cultura criolla na América Latina” e a de encerramento, no dia 13/10, às 20h, com a professora argentina Patricia Funes (Universidade de Buenos Aires), sobre o tema “Censura, cultura e repressão na Argentina através do serviços de inteligência do Estado”. Ambas as conferências ocorrerão no Auditório Dom Gilberto.

As mesas-redondas temáticas ocorrerão de quarta a sexta-feira, em dois horários pela manhã – das 8h30 às 10h30 e 10h30 às 12h30 – e dois no período da tarde – das 14h30 às 16h30 e das 16h30 às 18h30. A rodada de abertura, no primeiro horário desta quarta-feira, terá debates simultâneos sobre os seguintes temas:

Projetos urbanos, fronteiras e colonização na América do Sul
Mestiçagem e a formação das identidades nacionais na América Latina
Música, literatura e fotografia na América Latina
Arte e literatura no ensino da história na América
Tensões políticas, epidemias e acordos sanitários na América do Sul no século XIX e início do século XX

Uma das organizadoras do evento é a professora Lilia Inês Zanotti Medrano, da Faculdade História da PUC-Campinas. Detalhes sobre a programação do encontro estão no site //www.puc-campinas.edu.br/noticia/detalhe.asp?id=1634.

Anphlac foi criada no Brasil
A Anphlac dedica-se ao estudo, à pesquisa e à divulgação de assuntos referentes à história da América Latina e Caribe. Seu surgimento aconteceu durante a década de 90, a partir da iniciativa de alguns profissionais da área preocupados com a marginalidade dos estudos de história latino-americanos na década de 80.

Neste sentido, o grupo se encontrou em janeiro de 1992 em São Paulo, decidindo organizar, como primeiro passo, o Comitê Nacional de Pesquisadores e Professores de História da América Latina e Caribe (Conaphlac).

Em janeiro de 1993, o comitê organizou um encontro na Universidade de Ouro Preto, Campus de Mariana (MG), já com a participação de um maior número de professores e pesquisadores representativos de grande parte das regiões brasileiras e de outros países, no qual decidiu pela criação da associação, para tratar, exclusivamente, das questões pertinentes aos estudos e pesquisas latino-americanas.

Serviço

A Faculdade de História da PUC-Campinas integra o Centro de Ciências Humanas, juntamente com as seguintes faculdades: Ciências Sociais, Filosofia, Direito e Teologia. Mais informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e extensão da PUC-Campinas, bem como sobre seus programas e serviços oferecidos à população, podem ser obtidas pelo portal www.puc-campinas.edu.br.

Outros press releases divulgados pela Assessoria de Imprensa da PUC-Campinas e as edições on-line dos veículos da Universidade estão no site www.puc-campinas.edu.br/imprensa.

Portal Puc-Campinas
9 de outubro de 2006