Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

PUC-Campinas realiza Seminário Memória e Fotografia

No próximo dia 24 de agosto (terça-feira), das 9 horas às 17 horas, no campus I da PUC-Campinas, acontece o Seminário Memória e Fotografia. Ao longo da programação serão apresentados nove trabalhos em que memória e fotografia dialogam com temas como jornalismo, patrimônio material e imaterial, cotidiano, artes, pictorialismo, contemporaneidade, velhice e família.

A palestra de abertura será proferida pela pesquisadora Sandra Koutsoukos, mestre em Artes e doutora em Multimeios. Na oportunidade Sandra falará sobre o tema que dá nome ao seu livro: “Negros no estúdio do fotógrafo. Brasil, segunda metade do século XIX”.

O Seminário Memória e Fotografia é promovido pelo Centro de Linguagem e Comunicação (CLC – PUC-Campinas) e o Grupo de Pesquisa Memória e Fotografia (CMU-UNICAMP). A atividade integra a programação do Festival Hercule Florence de Fotografia.

O evento é aberto ao público, com limite de 160 inscritos. Serão emitidos certificados de participação mediante a presença nos dois períodos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: carnicel@puc-campinas.edu.br ou amarildobc@bol.com.br

Segue a programação completa:

Palestra
9h00 – Palestra de abertura “Negros no estúdio do fotógrafo. Brasil, segunda metade do século XIX” (Sandra Koutsoukos).

Apresentações
10h00 – “Fotografia e pesquisa-ação: uma proposta metodológica para o estudo do envelhecer de mulheres na Vila Castelo Branco – Campinas/SP (Maria Lúcia Secoti Filizola)
10h30 – “Acervo de jornalista mostra o fim do jornalismo romântico em Campinas” (Nelson Chinalia)
11h00 – “A produção do jornal comunitário e do fotojornalismo como instrumento de aproximação intergeracional” (Amarildo Carnicel, Danielo Serrano e Carolina Marialva)
11h30 – Debate sobre os trabalhos apresentados
12h00 – Pausa para almoço
14h00 – “O Arquivo Fotográfico do Centro de Memória-Unicamp” (Cássia Denise Gonçalves)
14h30 – “Fotografia e pintura: o acervo fotográfico de Antonio Roseno de Lima” (Marli Marcondes)
15h00 – “Progresso e ciência agrícola nos álbuns fotográficos da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas – São Paulo: 1900-1920 (Suzana Barretto Ribeiro)
15h30 – “Arte, ciência e contemporaneidade nas fotografias urbanas de Andreas Gursky” (Celso Bodstein)
16h00 – “Memória e cultura: construção, desconstrução do patrimônio histórico” (Maria Cecília Monteiro)
16h30 – “Fotografia, classe social e celebração carnavalesca: observações a partir de uma pesquisa que enfrentou a questão da intertextualidade” (Olga Rodrigues de Moraes Von Simson)
17h00 – Debate sobre os trabalhos apresentados
17h30 – Encerramento das atividades

Assessoria de Imprensa
Amanda Artioli
amanda.artioli@puc-campinas.edu.br
(19) 3343.7147



Portal Puc-Campinas
23 de agosto de 2010