A PUC-Campinas realiza no dia 19 de junho, o fórum “O tradutor e intérprete de língua de sinais”, no Auditório Dom Gilberto, Campus I. O evento promovido pelas faculdades de Letras, Educação e Fonoaudiologia tem como proposta promover a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua que ganha espaço na sociedade e no mercado de trabalho. As palestras acontecem no período da manhã, das 8h30 às 11h e à noite das 19h30 às 22h. O evento é gratuito e não é preciso fazer inscrição.

Neste dia, educadores, psicólogos educacionais, intérpretes de Libras, entre outros estarão reunidos para debater todos os aspectos da construção do tradutor e interprete de Libras e sua formação e profissionalização. Entre os principais participantes está a professora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas Elizabeth Crepaldi de Almeida, a doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) Lúcia Helena Reily e a professora da Faculdade de Educação Cássia Geciauskas Sofiato.

Podem participar do Fórum alunos, professores, ex-alunos e profissionais das mais diversas áreas que tenham interesse sobre o assunto.

A PUC-Campinas oferece a partir deste ano o curso Superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva – tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras). O profissional de Libras pode atuar em várias áreas no mercado de trabalho, como consultor nas empresas, tradução de reuniões e cursos, palestras, congressos, na mídia e nas salas de aula.

Confira a programação completa do Fórum

Manhã

8h30 – Abertura

Das 9h às 11h

Mesa redonda: Construindo o tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais: formação e profissionalização.

Moderadora: Profa Dra. Elizabeth Crepaldi de Almeida, doutora em Psicologia Educacional UNICAMP, profa do curso de Fonoaudiologia da PUC-Campinas.

Profa Dra. Lúcia Helena Reily, Bacharel em Artes, Doutora em Psicologia/ USP, Profa. Do CEPRE / Unicamp.
Temática: O tradutor e o intérprete de LIBRAS: contextualização histórica.

Profa Ms. Cássia Geciauskas Sofiato, pedagoga, Mestre em Artes, Profa. do curso de Pedagogia da PUC-Campinas.
Temática: Ética e postura do intérprete: formação e preparação para o desempenho da função.

Diléia Aparecida Martins, pedagoga, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – PUC Campinas.
Temática: O intérprete no mercado de trabalho e sua atuação.

Profa Ms. Ilmara Fátima de Moraes, Psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco- São Paulo.
Temática: A inclusão do surdo no trabalho a partir da Lei das Cotas: a presença fundamental do tradutor/intérprete.

Patricia Hipólito – surda e instrutora de LIBRAS.
Temática: A pessoa surda: acesso à informação por meio de Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais.
.
11h00- Encerramento
Prof. Carlos de Aquino Pereira – Diretor da Faculdade de Letras, PUC-Campinas.

Noite

19h30-Abertura

20h00- 22h00

Moderadora: profa Dra. Elizabeth Crepaldi de Almeida, doutora em Psicologia Educacional UNICAMP, profa do curso de Fonoaudiologia da PUC-Campinas.

Profa Dra. Lúcia Helena Reily, Bacharel em Artes, Doutora em Psicologia/ USP, Profa. do CEPRE / Unicamp.
Temática: O tradutor e o intérprete de LIBRAS: contextualização histórica.

Temática: O intérprete no mercado de trabalho e sua atuação.

Profa Ms. Ilmara Fátima de Moraes, psicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco- São Paulo.
Temática: A inclusão do surdo no trabalho a partir da lei das cotas: a presença fundamental do tradutor/intérprete.

Patricia Hipólito – surda e instrutora de LIBRAS.

22h00 – Encerramento:
Prof. Carlos de Aquino Pereira – Diretor da Faculdade de Letras, PUC-Campinas.

12 de junho de 2008