A Faculdade de Turismo da PUC-Campinas, uma das mais tradicionais da Região Metropolitana de Campinas (RMC), promove de 23 a 25 de agosto o Fórum Permanente de Estudos e Experiências Turísticas. O evento é aberto ao público. A programação – que ocorrerá pela manhã e à noite no Campus I, em locais diversos (confira a relação na programa abaixo) – contará com palestras e minicursos sobre temas relacionados ao turismo regional, tais como a expansão do Aeroporto Internacional de Viracopos, serviços adicionais para turismo de negócios, atendimento turístico a portadores de deficiências e roteiros turísticos relacionado à produção de vinhos. Também serão apresentados no evento temas nacionais, como as opções de
pacotes populares e a expansão dos cruzeiros marítimos pela costa brasileira.

O circuito regional de ciência e tecnologia regional se constitui em atrativo para empresários de todo o país, que vêm à RMC com freqüência participar de eventos ou em busca de novas oportunidades de negócios. Esses empresários não se limitam às atividades de trabalho. Muitos vêm acompanhados pelas famílias. Além dos hotéis que freqüentam, fazem compras, vão aos restaurantes, bares, visitam parques temáticos e outros atrativos das cidades regionais.

Fernando Vernier, da Prefeitura Municipal de Campinas, fará palestra no evento sobre como a cidade vem se aparelhando para contemplar esse público cada vez mais numeroso e freqüente. Um dos assuntos abordados por Vernier será o projeto do Centro de Convenções, que pode dar novo impulso às oportunidades de eventos sobre negócios. José Clóvis Moreira, da Infraero, abordará em outra palestra as adequações para turismo contempladas pelo projeto de reforma do Aeroporto de Viracopos.
Informações sobre as inscrições para as palestras e minicursos do Fórum Permanente de Estudos e Experiências Turísticas podem ser obtidas pelo telefone (19) 3756-7227 e pelo e-mail cepitur@puc-campinas.edu.br. O Campus I, onde será realizado o evento, fica na Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades.

Cruzeiros marítimos
Em razão de Lei de Segurança Nacional sobre a costa brasileira, implementada no Regime Militar, a navegação de cabotagem no País esteve estagnada até 1996, quando a lei foi revogada. Com a liberação da costa para navegação internacional, nos últimos dez anos os cruzeiros vêm tendo franca expansão, com roteiros e opções de pacotes diversas, que contemplam pessoas de alto a médio poder aquisitivo.

Todas as embarcações estrangeiras que trabalham com turismo naval na costa do País devem ter pelo menos 30% de funcionários brasileiros. No minicurso oferecido durante o Fórum por Rodernil Pizzo e Orlando Palhares (da CVC Viagens), serão dadas noções básicas para quem pretende trabalhar no segmento, tais como: cuidados com higiene nos navios, documentação exigida para cruzeiros em costas de diferentes países, taxas portuárias, entretenimento a bordo, entre outros assuntos.

Turismo em supermercados
Guilherme Paulus, da CVC Viagens, fará palestra sobre a trajetória de uma das mais antigas agências nacionais de turismo, que começou com viagens ocasionais para trabalhadores e, hoje, inova o mercado com pacotes de turismo oferecidos em estandes das redes de supermercados Carrefour e de lojas C&A.

Enologia e turismo
A produção de vinho brasileira ganha cada vez mais credibilidade e aceitação no mercado internacional. E a Região Metropolitana de Campinas tem um dos importantes centros produtores, o de Vinhedo (SP). Osório Mundim, formado pela Escola de Enologia de Bento Gonçalves (RS) – única do gênero no País – oferecerá aos alunos ensinamentos básicos sobre como reconhecer bons vinhos e sobre as atividades turísticas relacionadas com o produto.

Acessibilidade em turismo
O tema será abordado em dois momentos da programação: em uma palestra e em minicurso. Os convidados – Marcelo Scarabelli (Avape), Denílson Gobbo Nalin e Cristiane Fornazieri (Revista Sentidos) – falarão sobre a legislação n

17 de agosto de 2006