O Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (CIAD) realiza no dia 17 de setembro, a partir das 10h, o lançamento do livro “Mude o seu falar que eu mudo o meu ouvir”, na sala 702, do prédio do CCHSA, no Campus I. O lançamento faz parte dos eventos comemorativos pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Os autores do livro são seis jovens com Síndrome de Down, que formularam um manual de acessibilidade.

No dia 21 de setembro, será realizado, das 11h às 12h30, o Cortejo pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Cortejo sairá do Espaço das Bandeiras, no Prédio da Reitoria, passará pelos prédios H-11 e H-13 e seguirá até a Praça de Alimentação. Após a caminhada, será realizada uma apresentação do Grupo de Dança do CIAD, coordenado pelo coreógrafo Vanderlei Falcão e outra do Grupo Artístico “Música em Movimento”, coordenado pela Profa. Denise Valarini, da Escola de Educação Especial Pedagógica e Terapêutica Prof. Norberto de Souza Pinto.

Para a Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Atenção ao Deficiente (CIAD), professora Carmem Ventura, o lançamento do livro pode ser considerado uma vitória. “É fantástico existir propostas como essa. Esses jovens se tornaram protagonistas. É a primeira vez que se fala em acessibilidade desta maneira. Muitas pessoas ainda desconhecem a deficiência intelectual”, contou a professora.

Portal Puc-Campinas
14 de setembro de 2012