Foto: Carlos Bassan

PUC-Campinas participa do lançamento do Campinas Innovation Festival

Universidade será uma das parceiras do evento com a realização do PUC Experience

Com a participação da PUC-Campinas, será realizada, de 19 a 31 de outubro, a 1ª edição do Campinas Innovation Festival. O Reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o Vice-Prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, participaram do lançamento do evento na segunda-feira, 14 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nos 13 dias de programação, serão mais de cem atividades voltadas principalmente à Inovação, ao Empreendedorismo, à Economia Criativa, à Tecnologia e à Cultura. A organização do evento é da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi). O Festival será encerrado com a 6ª edição do INOVACAMPINAS, nos dias 30 e 31 de outubro, com exposição e rodada de negócios.

“O Campinas Innovation Festival é a consequência do potencial inovador e produtor de conhecimento e de tecnologia que Campinas possui. Ele renova a vocação da região como um polo de desenvolvimento, e a PUC-Campinas vai, com orgulho, contribuir muito para esta e para as próximas edições do evento”, disse o Reitor. A Universidade realizará o PUC Experience (http://www.pucexperience.com.br/), evento que integra a programação do festival.

As atividades estarão espalhadas por toda a cidade, e a programação completa, com datas, horários, locais e descrição dos eventos, pode ser acessada pelo site www.campinasfestival.org.br. A realização do Campinas Innovation Festival foi inspirada no SXSW (South by Southwest), realizado nos EUA. O evento foi palco do lançamento do Twitter, Uber e Airbnb.

“Vamos mostrar para a população que a economia criativa, a inovação e a tecnologia estão presentes em vários setores da nossa vida e que Campinas tem se destacado no Brasil justamente por ter esses atributos. A economia criativa ligada à tecnologia pode trazer um resultado de oportunidades na vida das pessoas”, disse o prefeito Jonas.

Cerca de dois mil estudantes da rede municipal vão participar das atividades, que também dão ênfase ao Empreendedorismo e outros temas.

Novas tendências

O Festival de Inovação será amplo e abrangerá muitos temas. Serão discutidas questões relativas às Cidades Inteligentes; Desenvolvimento Humano; Arquitetura, Design e Paisagismo; Educação; Saúde; Gestão e Internet das Coisas. Haverá seminários, workshops, palestras e atrações culturais, incluindo uma apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André Von Zuben, disse que será o maior evento já realizado em Campinas, pela abrangência e diversidade dos seus participantes, tanto do setor público como do privado, entre os quais universidades, escolas técnicas, órgãos de classes. “Conseguimos envolver a todos, participando com o que tem de melhor.”

O Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, parabenizou todos os parceiros, “dedicados para ter uma cidade e uma região cada vez melhores”. Também presidente do Conselho da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), Knobel vê o festival como uma oportunidade para ressaltar o que a cidade e a região têm de melhor: “a inovação, uma cidade voltada para o empreendedorismo, startups, centros de conhecimento e de tecnologia”.

Para o presidente da Diretoria Executiva da FFCi e diretor do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral, o Campinas Innovation Festival é “uma oportunidade para gerar conexões e fortalecer o ecossistema de inovação baseado em tecnologia e sustentabilidade, com a participação de diversas instituições da Região Metropolitana de Campinas.”

Marcelo Andriotti
16 de setembro de 2019