Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Área do aluno
Vestibular 2021

Extensão universitária terá início em maio; inscrições estão abertas

 

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de extensão “Jornalismo Literário: Perfis, Biografias e Narrativas de Viagem”. Destinado a quem está cursando ou já concluiu o Ensino Superior, o curso vai oferecer conhecimentos sobre o processo de produção de textos nesses três gêneros, tendo como foco o desenvolvimento de recursos literários, que podem ser aplicados aos textos jornalísticos. Esta é a quarta edição do curso.

 

Indicado não só a profissionais e estudantes das áreas de Jornalismo e de Letras, mas também a quem gosta de escrever e quer adquirir novos conhecimentos na área, o curso também vai abordar temas como a necessidade de humanização de reportagens, além do processo de produção de livros-reportagem. Particularmente sobre biografia, serão abordados questões referentes ao uso de materiais históricos, como documentos, e problemas legais que possam advir da publicação desse tipo de livro. “As biografias, os perfis e as narrativas de viagens são três gêneros em expansão no Brasil. Hoje, praticamente todos os jornais impressos têm espaço, ao menos semanal, para a publicação de um perfil. Além disso, no último ano, no mínimo uma biografia esteve na lista dos livros mais vendidos no País em todas as semanas”, diz Fabiano Ormaneze, professor responsável pelo curso.

 

De acordo com Ormaneze, a extensão universitária também é uma oportunidade para pessoas interessadas em escrever suas experiências ou registrar, em livro ou em sites, a história de famílias, comunidades, igrejas, bairros ou ainda narrar suas viagens. “Durante o curso, vamos discutir as principais fontes de pesquisa, a condução das entrevistas e o processo de escrita e revisão do texto”, diz o professor. Outro público de interesse do curso são as pessoas que querem conhecer mais sobre o jornalismo literário, método e filosofia de trabalho que se baseia na integração entre a abordagem jornalística de qualidade e o texto autoral, com estilo e recursos próprios da literatura, como a utilização de metáforas, narrações, descrições e reprodução de diálogos.

 

O curso terá 20 horas/aula, ministradas durante cinco sábados consecutivos, a partir do dia 11 de maio, sempre das 8h às 11h35, no Campus 1 da PUC-Campinas. A inscrição pode ser feita pelo site www.puc-campinas.edu.br. 

 

Docente

Fabiano Ormaneze é jornalista pela PUC-Campinas, autor do livro-reportagem “Vidas Partidas: Histórias de Luto Materno” (Editora Akademika), especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), mestre em divulgação científica e cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Desde 2008, é professor da PUC-Campinas, onde ministra, entre outras, disciplinas como Jornalismo Literário, Estética da Comunicação e Semiótica.



Portal Puc-Campinas
22 de março de 2013