A PUC-Campinas foi credenciada ontem pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), para integrar a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). A solenidade de credenciamento foi realizada no Ministério da Justiça, em Brasília (DF).

De acordo com o coordenador de Especialização da PUC-Campinas, Luiz Maria Pinto, a Universidade encaminhou ao Ministério da Justiça a proposta de oferecimento do Curso de Especialização em Segurança Pública e Sociedade. O curso é destinado a graduados em nível superior em qualquer área de conhecimento e atuantes nas organizações de segurança pública.

O curso “Segurança Pública e Sociedade” será ministrado na modalidade presencial com conteúdo programático e metodologia divididos em três módulos que contemplam a interdisciplinaridade e a transversalidade com os temas de direitos humanos. Serão 390 horas de aulas (duração de um ano). A curso deverá ser oferecido a partir de 2008 (50 vagas).

Ampliar e fortalecer a Rede é uma das diretrizes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). De acordo com o Ministério da Justiça, atualmente, 22 instituições de ensino superior fazem parte da Renaesp. Para o próximo ano, 2008, a estimativa é de que até 50 novas instituições de ensino superior estejam credenciadas.

Os cursos seguem as diretrizes da Matriz Curricular em Movimento. O objetivo é capacitar os operadores de Segurança Pública do país dentro de princípios que fundamentam a concepção de ações formativas, dos quais pode-se destacar os Direitos Humanos e Cidadania como referenciais éticos normativos – legais e práticos.

12 de dezembro de 2007