Em solenidade realizada hoje, às 19h, no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II, alunos, funcionários e professores da PUC-Campinas que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade nos últimos 65 anos serão homenageados juntamente com o ex-reitor da Instituição, professor e padre José Benedito de Almeida David, que receberá o título Doutor Scientiae et Honoris Causa. O Honoris Causa é a mais importante honraria acadêmica a ser concedida e o padre David será o sexto homenageado com o título.

Entrevistas com o reitor padre Wilson Denadai, com o arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom Bruno Gamberini, e outros integrantes da mesa que compõe a cerimônia, bem como com os homenageados, serão realizadas, no local do evento, às 18h30. Jornalistas que chegarem após este horário terão de aguardar o encerramento das solenidades para ter acesso aos entrevistados. O Campus II fica na avenida John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama.

Pela manhã, às 12h, a data também foi comemorada em três celebrações religiosas – uma em cada campi, simultaneamente. O reitor, professor e padre Wilson Denadai, celebrou uma das missas, na capela do Campus I. O arcebispo emérito de Campinas e presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução (Scei), Dom Gilberto Pereira Lopes, celebrou a missa do Campus II, na Igreja Nossa Senhora da Esperança. E o arcebispo metropolitano de Campinas e grão-chanceler da PUC-Campinas, Dom Bruno Gamberini, celebrou a missa do Campus Central – no Auditório Nobrinho –, onde a Universidade iniciou seus primeiros cursos há 65 anos.

A data de hoje é alusiva a 7 de junho de 1941, quando a Diocese de Campinas adquiriu o casarão que pertencia ao Barão de Itapura, Joaquim Polycarpo Aranha, na rua Marechal Deodoro, 1099, Centro de Campinas. Nele instalou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a primeira das unidades de ensino superior das “Faculdades Campineiras”, como eram popularmente conhecidas as instituições que deram origem à atual PUC-Campinas. A iniciativa foi liderada pelo bispo D. Francisco de Campos Barreto e pelo Monsenhor Emílio José Salim.

História pela internet e concurso de crônicas

Com recursos tecnológicos e interatividade, em contraste com o caráter histórico do seu conteúdo, está disponível o site comemorativo aos seus 65 anos de história da PUC-Campinas. No endereço www.puc-campinas.edu.br/65anos cada fase da história da Universidade nestas seis décadas e meia é resgatada com fotos, depoimentos e citações dos acontecimentos que marcaram a construção da primeira instituição de ensino superior do Interior Paulista. O site traz também uma agenda com a série de eventos comemorativos programados pela Universidade ao longo do ano.
O objetivo da Universidade com as comemorações é promover a integração das comunidades interna e externa. Foram instalados pelos campi 18 banners com cerca de 4 metros altura e 12 metros de comprimento, trazendo fotos de turmas antigas e novas, dos prédios históricos, entre outras.
Ainda para estimular a participação de ambas as comunidades, estão abertas as inscrições para um concurso de crônicas, com o intuito de resgatar histórias sobre a Universidade vividas ao longo dos seus 65 Anos.
Os autores terão até 30 de junho para enviar à redação do Jornal da PUC-Campinas – e-mail jornaldapuc@puc-campinas.edu.br – textos com até 3 mil caracteres (com espaços). A crônica vencedora será publicada na primeira edição do jornal do segundo semestre, em agosto. Cada autor pode participar com uma crônica. O concurso é aberto a todos os interessados. Informações pelo telefone (19) 3756-7248.
Entre as ações previstas para o ano, será lançado em julho o livro 65 anos de história da PUC-Campinas. No segundo semestre, ocorrerão vários eventos de caráter cultural, científico e esportivo, todos abertos à população.

Agenda comemorativa dos 65 anos da PUC-Campinas

Serão estes os principais eventos organizados pela PUC-Campinas, n

7 de junho de 2006