PUC-Campinas, Ceasa e ISA lançam Projeto Cozinha Escola no Hub Gastronômico da Universidade

Projeto consiste em uma ação de gastronomia social para capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social

A PUC-Campinas, em parceria com a Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A) e ISA (Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação), lançará, no dia 5 de setembro, às 10h, no Hub Gastronômico da Universidade, no Campus I, o Projeto Cozinha Escola, que irá capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade social para atividades gastronômicas.

Essa é a primeira edição do projeto que, desta vez, será destinado à população do Parque Shalon, em Campinas. Ao todo, 20 pessoas serão atendidas e terão a oportunidade de participar de uma capacitação em panificação e confeitaria. A proposta é viabilizar o empreendedorismo e que, ao final do curso, alunas e alunos possam produzir itens de panificação e confeitaria em suas próprias residências e gerar renda familiar.

A parceria consiste em que a estrutura do curso seja oferecida pelo Hub Gastronômico da Universidade, que também será responsável pelos docentes da capacitação. A Ceasa fornecerá transporte, insumos e uniformes. Já o ISA, que atende cerca de 270 mil pessoas por ano, será responsável pela curadoria da ONG e comunidade atendida. Nessa oportunidade, a ONG participante será o Instituto Trilho Certo, comprometida em mudar a realidade social de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social na região norte de Campinas. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, das 9h às 12h30, com início em 5 de setembro e término em 28 de novembro de 2023.

“A parceria com a PUC-Campinas é gratificante para nós porque permite que a união de esforços faça com que o projeto seja um meio transformador na vida dos alunos. São pessoas em situação de vulnerabilidade social que, agora, poderão estar dentro de um ambiente universitário, aprendendo com professores de uma Universidade renomada, interagindo com alunos da graduação e, principalmente, sairão certificados pela instituição e aptos para melhor colocação no mercado de trabalho”, disse Valter Greve, Diretor-Presidente da Ceasa Campinas.

“Tão importante quanto a ação social que estamos fazendo é também o ensino que estamos deixando para os alunos na disciplina de Gastronomia Social, na qual os alunos têm a oportunidade de aprender como colocar os seus negócios, o seu tempo e a sua formação dentro de um projeto social. É importante em uma formação superior, com a referência da PUC-Campinas, ter essa relação com a comunidade e entender como funcionam os projetos sociais e de que forma cada aluno pode colaborar com a melhoria da sua cidade, do seu entorno e depois no seu negócio. Para nós é importante provocar no estudante um olhar social, proporcionar uma oportunidade, não só de formação, mas de trabalho, além de gerar renda para as pessoas que têm menos oportunidades”, explica Andreia Pimentel, coordenadora da Gastronomia da PUC-Campinas.

“Primeiramente, queríamos agradecer a oportunidade de fazer parte da equipe que irá construir esse projeto em parceria com a Ceasa, PUC-Campinas e o ISA. Estamos localizados em um território de extrema vulnerabilidade social e esse curso possibilitará o empreendedorismo de formas variadas, preparando esses alunos para o mercado de trabalho. Será um prazer participar dessa iniciativa. Os alunos estão maravilhados com a oportunidade do curso. Para muitos, será a primeira vez na vida a vivenciar um pouco do universo acadêmico”, comenta Katia Novaes, Assistente Social do Trilho Certo.

“O ISA, enquanto equipamento de Segurança Alimentar do município de Campinas, entende que a oportunidade de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica acessarem um espaço universitário e participarem de um curso de nível de excelência, é uma circunstância excepcional e de suma importância em muitas particularidades, mediante ao contexto social em que essas famílias estão inseridas, instituindo e ampliando perspectivas, anseios, vivências, experiências, visando a emancipação do indivíduo através do conhecimento e o desenvolvimento de trabalho e renda. É com muito prazer e comprometimento que o ISA se coloca neste projeto, em parceria com a PUC-Campinas e Ceasa, em que será realizado o acompanhamento social dos alunos”, explica Andressa Andriely Toledo, Assistente Social do Instituto.

Campanha da Fraternidade 2023

O projeto Cozinha Escola vai ao encontro da Campanha da Fraternidade 2023, que aborda a fome no Brasil e cujo lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”. “Dentro da realidade da fome e do ensinamento de Jesus não é possível ficar parado”, enfatizou Dom João Inácio Müller, Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, na ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade.

Fome no Brasil

Segundo o relatório global “Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo”, divulgado em julho pela Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada dez brasileiros (9,9%) passava por situação de insegurança alimentar severa entre 2020 e 2022. Além disso, quase um terço (32,8%) da população do país está incluído nas categorias de insegurança alimentar severa ou moderada, o que equivale a 70,3 milhões de brasileiros.

Carlos Giacomeli
1 de setembro de 2023