PUC-Campinas apresenta novos espaços e projetos ao Conselho Empresarial

Empresários e executivos se reúnem na Universidade para discutir parcerias e projetos

A PUC-Campinas realizou, na manhã de 26 de março, a 4ª reunião do Conselho Empresarial, criado na Universidade junto com executivos de importantes empresas para debater ideias, propostas e projetos que podem ser desenvolvidos conjuntamente pela comunidade acadêmica com as empresas. O evento foi aberto pelo Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, com a presença do Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, diretores, gerentes e professores, além dos empresários participantes do conselho.

O evento foi realizado, pela primeira vez, no Espaço Manacás, que foi inaugurado no início do mês em uma cerimônia que contou com a presença do Cardeal José Tolentino Calaça de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação na Cúria Romana, equivalente, no Vaticano, ao Ministério da Educação.

O Reitor apresentou o espaço, explicou sua função e convidou os empresários a participarem dos projetos. O Manacás é um local voltado para o desenvolvimento de projetos e treinamentos focados no desenvolvimento de técnicas modernas de ensino, com enfoque especial para professores e escolas do ensino básico, além dos cursos de licenciatura e departamentos de pesquisa pedagógica da Universidade. Além disso.

Na reunião, também foram apresentados aos empresários e executivos o novo laboratório do “Programa AIoT Lab Brasil”, aberto no início do mês em parceria com a JumpCorp, que prevê a capacitação de profissionais para a criação de tecnologias nas áreas de internet das coisas (IoT) e inteligência artificial (IA).

O AIoT Lab Brasil contou com apoio da iniciativa privada, com a participação inicial das empresas American Tower, Constanta, Everynet, Khomp, Nokia, Qualcomm, Semtech e TIP Telecom, além da AWS Academy e da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

Outra novidade apresentada foi o Curso de Bacharelado em Cibersegurança, com 60 vagas no período matutino e quatro anos de duração, que teve o primeiro vestibular lançado neste ano. O Reitor destacou que o curso, o segundo em Bacharelado no Brasil, é de grande interesse para as empresas nacionais, que enfrentam dificuldades em contratar profissionais especializados na área.

Por fim, o Prof. Dr. Germano também falou sobre o projeto de restauração do Solar do Barão de Itapura, sede da PUC-Central, que teve recentemente a aprovação da Lei Rouanet para captação de recursos por meio de incentivos ficais.

“Essa é uma oportunidade para a Universidade restaurar o prédio da PUC-Central, que tem importância para a história da Universidade, mas muito mais para a história de Campinas. E representou um estilo de vida próprio de uma sociedade e economia típicas do século XIX”, disse.

Durante o encontro, os participantes apresentaram resultados de trabalhos desenvolvidos por comitês formados nas reuniões anteriores e tiveram um encontro com investidores. Estiveram na reunião representantes das empresas e institutos Padtec, Rede Bandeirantes, Fundação FEAC, Usina São Martinho, Bosch, Ital, Instituto Icorps e Trópico Sistemas e Telecomunicações.

Marcelo Andriotti
26 de março de 2024