Projeto ‘Diálogos sobre Racismo’ debate cultura africana no dia 23 de setembro

On-line e aberta ao público, conferência será transmitida pelo YouTube e pela plataforma Webex

O projeto ‘Diálogos sobre Racismo, lançado no mês passado pela PUC-Campinas com o objetivo de promover reflexões sobre questões étnico-raciais, realiza, no dia 23 de setembro, às 18h, por meio do YouTube e da plataforma Webex (opção restrita a estudantes), a conferência “A cultura africana com a responsabilidade de perpetuar o saber dos ancestrais”. A atividade é gratuita e aberta ao público.

A palestra será ministrada pela Dra. Alessandra Ribeiro Martins, cuja experiência profissional se alicerça nos estudos relativos aos territórios de matriz africana, cultura negra, políticas públicas, entre outros, e da Dra. Ângela Soligo, da Unicamp, que atua principalmente em temáticas ligadas às representações sociais, relações raciais e de gênero etc.

A conferência, que marca a segunda atividade do projeto Diálogo sobre Racismo, chama atenção para a importância de compreender e conservar os saberes antepassados, buscando reverter os quadros de discriminação e intolerância enraizados na sociedade. “Discutir esses aspectos é um exercício essencial para a formação humana, ética e cidadã dos alunos e de toda a comunidade, considerando o caráter multiétnico da sociedade brasileira e as inúmeras situações que revelam o preconceito nas relações sociopolíticas do país”, diz o Prof. José Donizeti de Souza, membro da comissão organizadora.

O projeto da PUC-Campinas surge como resposta aos diversos eventos ocorridos em 2020, como a morte do afro-americano George Floyd, iniciando uma explosão de protestos antirracistas no mundo, além dos casos de violência policial e injúria envolvendo a comunidade negra no Brasil. Até dezembro, em especial nas semanas que antecedem o Dia da Consciência Negra, uma série de webinários será promovida para debater o assunto.

Para receber declaração de participação e interagir com as palestrantes, os estudantes da PUC-Campinas devem se inscrever pelo ­e-mail dialogos.racismo@puc-campinas.edu.br. Em seguida, receberão link­ para acesso à palestra na plataforma Webex. As vagas são limitadas. Aos demais interessados da comunidade externa, a exibição da conferência será pelo canal da Universidade no Youtube, sem a necessidade de inscrição.

Serviço:

DIÁLOGOS SOBRE RACISMO

“A cultura africana com a responsabilidade de perpetuar o saber dos ancestrais”

Data: 23 de setembro de 2020

Local: Youtube e Webex (opção restrita a alunos)

Participação: gratuita (www.youtube.com/tvpuccampinas)

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO PROJETO DIÁLOGOS SOBRE RACISMO:

23 de setembro

“A cultura africana com a responsabilidade de perpetuar o saber herdado dos ancestrais”

Palestrantes: Dra. Alessandra Ribeiro; Dra. Ângela Soligo

“Educação antirracista”

Palestrantes: Dra. Caroline Jango; Lazaro de Souza (mestrando)