Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno
  • Estude na PUC
    • PROCESSOS EM ANDAMENTO
    • Vestibular de Inverno 2025 – 2º semestre
    • Transferência 2025 – 2º semestre
    • Portador de Diploma 2025 – 2º semestre
    • Portador de Diploma 2025 Egresso – 2º semestre
    • Vestibular 1º semestre de 2025
    • PROCESSOS ENCERRADOS
    • Processos Encerrados »
    • OUTROS
    • Processos anteriores
    • Crédito Estudantil
    • Bolsas e Financiamentos
    • CURSOS
    • Graduação
    • Mestrado e Doutorado
    • Pós-Graduação
    • Atualização
  • ALUMNI (Ex-Alunos)
  • Colaboradores
    • Intranet
    • Webmail
  • Área Logada
    • Central de Atendimento ao Aluno
    • Área do Aluno
      • Cursos de Graduação
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Cursos de Educação Digital
      • Cursos de Atualização
    • Área do Docente
    • Área do Funcionário
    • Área de Empresas
    • Login Integrado
    • Manual do Aluno
    • Calendário Acadêmico
    • Canvas
    • Portal de Estágios
  • EN
  • ES
Vestibular 2025
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Escolas
    • Estatutos e Regimentos
    • Editora Splendet
    • Avaliação Institucional
    • Certificações
    • Consulta Pública de Documentos
    • Processo SER
    • Colação de Grau
    • Programa de Acessibilidade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Planejamento Estratégico
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Relatório de Transparência Salarial
    • HIDS
    • Locação de Espaços
    • Trabalhe Conosco
    • Ouvidoria
    • Cadastro no e-MEC
    • Como Chegar
    • Restauro
  • Cursos
    • Graduação
    • Mestrado e Doutorado
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
    • Agência de Notícias
    • Podcast
    • Assessoria de Imprensa
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Experiência Manacás
    • Intercâmbio
    • Eventos
    • Viva PUC
    • Semana Acadêmica
    • Atendimento Emergencial
    • Programa Se Liga no Trabalho
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • Atenção à Comunidade Interna
    • Centro de Cultura e Arte
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
    • Meio Ambiente
  • Pesquisa
    • Biblioteca
    • Comitê de Ética
    • Laboratórios multiusuários
      • Laboratório de Biotecnologia Celular
      • Laboratório de Materiais de Construção e Estruturas
      • Laboratório de Análise Instrumental
    • Comitê de Integridade Científica
    • Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador – EAIP
    • Iniciação Científica
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos Capes
    • Orientações de acesso ao Portal de Periódicos CAPES via CAFe
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Extensão
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência – CIAPD
    • Núcleo de Ensino Clínico em Direitos Humanos – NECDH
    • Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros
    • Programa de Desenvolvimento Humano e Integral – PDHI:LA
    • Vitalità: Envelhecimento e Longevidade
    • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Vestibular Social
  • Serviços de Saúde
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Clínica Veterinária PUC-Campinas
    • Serviço Escola de Psicologia
    • Farmácia-Escola
  • Home
  • Mestrado e Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado

Programa de Pós-Graduação

Educação

DOUTORADO
Inscreva-se Agora
Tenho Interesse
Versión en español
English version

Edital de Bolsas – 1º semestre de 2025

Edital
Resultado

Informações do Curso


  • Programa de Pós-Graduação em Educação
    Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado
  • Coordenador
    ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • Área de Concentração
    Educação
  • Local Campus I
  • Avaliação CAPES Visitar Página Oficial
  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7409

 

Email

hjs.poseduc@puc-campinas.edu.br

Instagram

  • Sobre o Curso
  • Processo Seletivo
  • Corpo Docente
  • Modalidades de Bolsas de Estudo
  • Política de Oferecimento
  • Estrutura Curricular
  • Disciplinas
  • Grupos de Pesquisa
  • Linhas de Pesquisa
  • Teses e Dissertações
  • Periódico do Programa

Objetivos

- Formar e qualificar docentes e pesquisadores para ampliar a produção do conhecimento em Educação com vistas à atuação profissional na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil;

 

- Produzir pesquisas qualificadas sobre Práticas Pedagógicas, Formação de Professores, Gestão e Avaliação de políticas em educação;

 

- Produzir e divulgar o conhecimento científico em Educação, seja por meio de participação seletiva em atividades promovidas por sociedades e organismos da área de educação, nacionais e internacionais, seja por meio de periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES;

 

- Disseminar e socializar o conhecimento produzido objetivando contribuir para o aprimoramento das políticas, programas e projetos de caráter educacional, elaborados pelo poder público nos três níveis de governo e/ou no âmbito do setor privado.

Histórico

A proposta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas foi elaborada no início dos anos 90, tendo obtido recomendação da CAPES/MEC em 1997. Da criação do Programa até o ano de 2006, a Área de Concentração foi Ensino Superior e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Universidade, Docência e Formação de Professores.

 

A partir da promulgação da Lei nº. 9394/96, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, houve várias alterações nas políticas educacionais do país, o que trouxe reflexos imediatos nas problematizações dos projetos de pesquisa dos docentes e nos interesses de investigação que moviam os candidatos a procurarem Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Diante desse quadro, o Corpo Docente Permanente do Programa elaborou uma Proposta Pedagógica, que, tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário em 30/11/2006, passou a vigorar a partir de 2007, contemplando a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Estudos em Avaliação, e Práticas Pedagógicas e Formação do Educador.

 

A partir de 2010, em busca de aprimoramento constante e em consonância com as orientações da Comissão da Área de Educação da CAPES/MEC, o Corpo Docente Permanente do Programa prosseguiu discutindo o Projeto Pedagógico do Curso, tendo, então, elaborado uma proposta, readequando as Linhas de Pesquisa e algumas disciplinas, que, aprovada na 470ª Reunião do Conselho Universitário, realizada em 22/09/2011, contempla a Área de Concentração: Educação, e as Linhas de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e Políticas Públicas em Educação.

 

Esta proposta curricular reestruturada passou a vigorar, então, para os ingressantes a partir de 2012. O curso de doutorado em Educação da PUC-Campinas foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/ES) da CAPES, em sua reunião de nº 159, em 2015, decorrente da avaliação positiva do curso de mestrado acadêmico. Mantendo-se sempre em sintonia com as demandas da área da Educação, o corpo docente permanente efetivou uma atualização da Proposta Pedagógica, em relação ao rol de disciplinas ofertadas, aprovada pelo Conselho Universitário em 14/12/2021.

Público-Alvo

- Profissionais da área de educação e afins.

 

- Profissionais graduados em Ensino Superior interessados nas questões educacionais.

Perfil do Mestre

O perfil do mestre formado pelo Programa anuncia a condição de um sujeito capaz de atuar tanto no âmbito acadêmico como na educação básica e superior. A produção do conhecimento rigorosa oportuniza aos egressos a compreensão do mundo nas suas adversidades, posicionando-se nos diversos ambientes de atuação da área educacional.

 

Processo Seletivo

Período de Inscrições: de 16 de abril a 29 de maio de 2025

edital - clique aqui

formato do anteprojeto - clique aqui

acesso ao histórico de inscrições

 

 

Todo o processo de seleção (exceto as entrevistas) será realizado no endereço abaixo:
PUC-CAMPINAS (CAMPUS I)
Programa de Pós-Graduação em Educação
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 - Pq. Rural Fazenda Santa Cândida - Campinas – SP
CEP: 13087-571
Ver mapa no site: //www.puc-campinas.edu.br/campus-i/

 

 

Forma de apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

O Anteprojeto de Pesquisa deverá, obrigatoriamente, vincular-se a uma das linhas de pesquisa, (i) Formação de Professores e Práticas Pedagógicas ou (ii) Políticas Públicas em Educação. Itens para elaboração do Anteprojeto de Pesquisa: título, linha de pesquisa, introdução teórica e problematização, objetivos específicos, método e procedimentos metodológicos, resultados esperados, cronograma e referências. A introdução teórica e o problema devem referir-se a um tema que tenha articulação com uma das linhas de pesquisa e devem contemplar uma revisão da literatura, a partir de uma base de dados reconhecida como, por exemplo, Scielo (http://www.scielo.org), Scielo Educ@ (http://educa.fcc.org.br/scielo.php) ou Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/).

 

Como guia orientador para a elaboração do Anteprojeto, sugere-se o texto:

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Rio de Janeiro: Atlas, 2022.

 

Como guia orientador para a revisão bibliográfica, sugere-se o texto:

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835

 

Aspectos formais para a apresentação do Anteprojeto de Pesquisa:

Na capa devem constar os seguintes dados: nome do candidato, título, linha de pesquisa e ano. A fonte recomendada para a elaboração do Anteprojeto de Pesquisa é Arial 12. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5. O papel deve ser A4. É preciso numerar as páginas no alto à direita. A forma de citações (curtas ou longas) e as referências devem ser feitas de acordo com as normas da ABNT. Formatação: margens superior e esquerda = 3 cm, margens direita e inferior = 2 cm.

Documentos Necessários

Conforme estabelecido no Edital.

Dr. Adolfo Ignacio Calderón

Acesso Lattes
adolfo.ignacio@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Andreza Barbosa

Acesso Lattes
andreza.barbosa@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr. Artur Jose Renda Vitorino

Acesso Lattes
arturvitorino@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Celi Aparecida Espasandin Lopes

Acesso Lattes
celi.lopes@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Eliane Fernandes Azzari

Acesso Lattes
eliane.azzari@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Elvira Cristina Martins Tassoni

Acesso Lattes
cristinatassoni@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Juliana Doretto

Acesso Lattes
juliana.doretto@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Luciana Haddad Ferreira

Acesso Lattes
luciana.haddad@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Maria Silvia Pinto de Moura L da Rocha

Acesso Lattes
msilvia@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr.ª Monica Piccione Gomes Rios

Acesso Lattes
monica.rios@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

Dr. Samuel Mendonça

Acesso Lattes
samuelm@puc-campinas.edu.br
Google Acadêmico
Research Gate
ORCID
Mostrar Perfil

- CAPES/MEC (*): Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior.

 

- CNPq/MCTI (*): Mestrado (GM).

* As bolsas da CAPES/MEC e CNPq/MCTI dependem de disponibilização e/ou manutenção das cotas institucionais pelas Agências de Fomento do Governo Federal.

 

- FAPESP: mediante solicitação em conjunto com o docente orientador, e aprovação da agência externa de fomento; além do recebimento da bolsa oriunda da FAPESP, o aluno tem isenção das parcelas da mensalidade do curso durante a vigência da bolsa.

 

- PUC-Campinas/Reitoria: isenção de 50% no valor da mensalidade escolar respeitando o número de cotas disponível por ano no Programa de Pós-Graduação.

 

- Núcleo de Atenção Solidária (NAS)/PUC-Campinas: em atendimento às normas do Edital publicado anualmente, bolsa não-restituível nos termos da Lei no 12.101/09 e da Portaria Normativa no 15, de 11 de agosto de 2017, do Ministério da Educação (MEC).

 

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

.

Para a conclusão (*) do Mestrado em Educação, visando o título de Mestre, são necessários um total de 32 créditos, assim distribuídos:

 

1) 02 disciplinas obrigatórias de 03 créditos, perfazendo um total de 06 créditos;
2) 03 disciplinas eletivas de 03 créditos, perfazendo um total de 09 créditos;
3) 03 módulos de Seminários Avançados de Pesquisa, todos obrigatórios, perfazendo um total de 09 créditos;
4) Aprovação em Exame de Qualificação: até o final do terceiro semestre de curso de Mestrado, o aluno deverá submeter seu projeto de dissertação a um Exame de Qualificação.
5) Dissertação: 08 créditos;

6) Algumas disciplinas poderão ser oferecidas em língua estrangeira (preferencialmente em inglês).

 

(*) Para a obtenção do título de Mestre, além do cumprimento dos créditos elencados acima, o aluno deve cumprir integralmente as disposições constantes do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

As disciplinas obrigatórias são especificadas a seguir:

- Educação Brasileira

- Epistemologia da Pesquisa em Educação

- Seminários Avançados de Pesquisa (SAP) I, II e III.

 

A duração mínima do Mestrado em Educação é de 12 e a máxima de 24 meses.

Desse modo, a progressão do curso distribui-se da seguinte forma:


1º semestre 2º semestre 3º semestre 4º semestre
Obrigatória (1) Obrigatória (2) Eletiva (3) Orientação
Eletiva (1) Eletiva (2) SAP (3) -
SAP (1) SAP (2) Orientação -
Orientação Orientação - -

 

Disciplinas

  • CULTURA E EDUCAÇÃO (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a correlação entre cultura e educação, atendo-se aos autores denominados de intérpretes do Brasil e construtores da realidade brasileira.

  • DIDÁTICA E METODOLOGIA DE ENSINO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos teórico-metodológicos relacionados à docência e suas implicações nas práticas de ensino em diferentes níveis.

  • EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a educação brasileira em seu processo histórico de constituição, com ênfase nos aspectos sócio-políticos, econômicos e culturais.

  • EDUCAÇÃO COMPARADA COMO CAMPO DE ESTUDO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Reflete sobre a definição da educação comparada como campo de estudo específico na Ciência da Educação.

  • EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as relações entre a educação e a democracia.

  • EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga autores e teorias que fundamentam o conhecimento científico. Analisa o estatuto epistemológico da área de educação.

  • ESCOLA E CULTURA ESCRITA

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa a produção, usos e representações da escrita em suas relações com diferentes formas de registros que circulam no espaço escolar.

  • ESCOLA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as dimensões cognitiva e afetiva do desenvolvimento humano no contexto educacional, discutindo as práticas pedagógicas e a constituição dos sujeitos.

  • ESCOLA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a construção histórica da escola, da formação dos professores e de sua profissionalização.

  • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos dos diversos níveis da avaliação educacional - aprendizagem, institucional e de sistemas - sobre múltiplas perspectivas teórico-conceituais.

  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as teorias e tendências da formação de professores e suas implicações nas práticas pedagógicas, com ênfase na abordagem histórico-crítica de educação.

  • FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos da educação pela análise de teorias e autores que se relacionam com o campo educacional.

  • PESQUISA COLABORATIVA E O USO DE NARRATIVAS EM INVESTIGAÇÕES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Discute a constituição e os fundamentos metodológicos relacionados às práticas, grupos e pesquisas colaborativas. Reflete sobre o uso de narrativas na escrita acadêmica e na produção de material empírico

  • PESQUISA E LINGUAGEM

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda a linguagem como instrumento e como objeto na pesquisa em educação. Discute metodologias de produção e tratamento de material empírico relativo aos processos de linguagem.

  • PESQUISAS COM CRIANÇAS: ASPECTOS HISTÓRICOS, METODOLÓGICOS E ÉTICOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Investiga aspectos históricos e especificidades de pesquisas com crianças na área da Educação, com ênfase na diversidade de procedimentos metodológicos e aspectos éticos.

  • PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os aspectos históricos, políticos, ideológicos, culturais e técnicos do planejamento e da avaliação dos sistemas educacionais.

  • POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TRABALHO DOCENTE

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as políticas de formação de professores, suas implicações na formação profissional e suas relações com a organização do trabalho no mundo contemporâneo.

  • POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa as políticas de inclusão no sistema público e privado da educação básica e superior a partir da Constituição Federal de 1988.

  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda políticas educacionais em curso, na educação básica e superior, com ênfase nos aspectos teóricos, metodológicos e normativos.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa os fundamentos das políticas públicas educacionais e os seus ciclos - formulação, implementação e avaliação - no contexto dos estados modernos.

  • PSICOLOGIA E PROCESSOS EDUCATIVOS

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda os fundamentos psicológicos do fenômeno educativo, com base na Teoria Histórico-Cultural. Enfatiza o papel da escola na formação de alunos e professores.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA I (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA II (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SEMINÁRIO AVANÇADO DE PESQUISA III (M)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Analisa e acompanha o delineamento de projetos de pesquisa, aprofundando as questões éticas, proporcionando a revisão de literatura, o desenvolvimento metodológico e o processo analítico das pesquisas dos discentes, respeitando o estágio em que se encontram. Propicia a articulação entre as temáticas desenvolvidas nos Grupos de Pesquisas.

  • SPECIAL TOPICS ON EDUCATION - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO (M) (D)

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Examina questões relacionadas à produção de conhecimento científico no campo da educação, analisando e compartilhando a pesquisa de alto nível desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação. It examines issues related to the production of scientific knowledge within education field, analyzing and sharing the high level research developed in the Education post-graduate Program.

  • TEMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda temas e autores clássicos e contemporâneos da ciência da educação.

  • TEORIA DO CURRÍCULO E POLÍTICAS CURRICULARES

    Semestre: 01

    Carga Horária: 135

    Ementa: Estuda as tendências e as políticas curriculares, com ênfase nas questões contemporâneas de currículo e suas expressões nas práticas da educação básica e superior.

Escola, profissionalização docente e seus fundamentos

O grupo dedica-se aos estudos e investigações empíricas e teóricas sobre os fundamentos da prática e da profissionalização docente considerando a escola contemporânea e seus múltiplos contextos sociais e culturais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ARTUR JOSE RENDA VITORINO
  • CELI APARECIDA ESPASANDIN LOPES

GEdTecs - Grupo de Pesquisa Educação e Tecnologias

Os participantes do GEdTecs desenvolvem estudos que abordam diferentes inter-relações entre a educação e as tecnologias, com ênfase para as linguagens digitais e suas implicações. Adotando postura crítica, investigam as múltiplas possibilidades e limitações que permeiam as tecnologias no âmbito educacional, considerando atentamente as singularidades de diferentes culturas e contextos. As pesquisas conduzidas no GEdTecs abordam, entre outros aspectos, o papel/lugar dessas tecnologias: em avaliações, na formação docente, nas políticas educacionais e nas práticas pedagógicas, em diferentes níveis e modalidades do ensino. (Re)discutem o conceito de inovação a partir de uma visão sócio-histórica que acata a premência da inclusão social e de perspectivas pedagógicas que fomentem a criação de um outro ethos nos processos educacionais.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • ELIANE FERNANDES AZZARI
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

GentES: escola, formação e políticas

O grupo dedica-se ao estuda das políticas educacionais e dos processos de formação, a partir da perspectiva de gestoras, professoras e estudantes. Com base em abordagens sociológicas e discursivas, investiga as relações de poder vivenciadas no cotidiano das escolas e a construção de subjetividades e de identidades profissionais que se configuram nesses territórios.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ANDREZA BARBOSA
  • JULIANA DORETTO
  • LUCIANA HADDAD FERREIRA

GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais

Com antecedentes no grupo Qualidade de Ensino, criado em 1998, pelo Dr. Newton Cesar Balzan, pesquisador senior do CNPq (QEPD), e no Grupo Gestão e Políticas Públicas em Educação, criado em 2010, o Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) tem como objetivo produzir e disseminar conhecimento científico, empiricamente validado, no campo da avaliação educacional, com foco nas políticas, programas e sistemas de avaliação da educação básica e superior, tanto do setor estatal, privado e público-não estatal.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ADOLFO IGNACIO CALDERÓN
  • MONICA PICCIONE GOMES RIOS

Linguagens, Desenvolvimento Humano e Atividade Pedagógica

Com antecedentes do Grupo Formação e Trabalho Docente, criado em 2012, o grupo dedica-se ao estudo das relações entre desenvolvimento humano, linguagens (oral, escrita, plástica, literária) e atividade pedagógica. Discute e problematiza modos pelos quais diferentes situações concretizadas na escola criam (ou não) possibilidades para a transformação de seus integrantes, sobretudo pela via das produções semióticas.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI
  • MARIA SILVIA PINTO DE MOURA L DA ROCHA

PhiloEduS - Philosophia, Educação e Sustentabilidade

Com antecedentes do Grupo Política e Fundamentos da Educação, criado em 2004, o grupo de pesquisa estuda questões relacionadas à Educação para o Desenvolvimento Sustentável na perspectiva filosófica. A principal preocupação nas investigações diz respeito ao cuidado com o futuro da humanidade, com as formas de manter o planeta vivo. Debates em torno da ética, do direito ou da educação são construídos a partir de distintas matrizes teóricas. A formação humana é a base das investigações que sublinham a ética como fundamento das pesquisas realizadas.

Link do Grupo de Pesquisa

Docentes

  • SAMUEL MENDONÇA

Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Estuda a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e suas práticas pedagógicas, enfocando os processos de ensino-aprendizagem e de profissionalização docente, articulados com os contextos socioculturais em que ocorrem.

Políticas Públicas em Educação

Estuda os fundamentos e a atuação do Estado na perspectiva da garantia da Educação como direito social nos diversos níveis e modalidades de ensino, enfocando os processos de formulação, planejamento, implantação, gestão e avaliação das políticas públicas relacionadas com educação.

Data de defesaTítuloAutorOrientadorTipo de documento
26/02/2025 Importância do gênero textual relatório de aprendizagem na educação infantil para o aperfeiçoamento docente Cilento, Andrea Chiarelli Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Dissertação de mestrado
25/02/2025 O ensino religioso presente na BNCC: uma análise à luz de Eric Voegelin Gomes, Murilo Daniel Botelho Vitorino, Artur José Renda Dissertação de mestrado
21/02/2025 Doutorados profissionais nas áreas de Tecnologias Estratégicas e para o desenvolvimento sustentável do MCTI (biotecnologia e cidades inteligentes): tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Fruchi, André José Calderón, Adolfo Ignacio Tese de doutorado
20/02/2025 Emancipação e protagonismo: o que pensam estudantes e professores sobre seus cursos de Direito Tannus Neto, José Jorge Mendonça, Samuel Tese de doutorado
20/02/2025 Contributos da avaliação institucional para a construção da gestão democrática: um estudo das escolas públicas do município de Solânea (PB) Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da Rios, Monica Piccione Gomes Tese de doutorado
19/02/2025 Avaliação da qualidade da educação especial na educação infantil da Rede Pública Municipal de Ensino de Campinas (SP) Rodrigues, Ana Carolina null Dissertação de mestrado
19/02/2025 Qualidade dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de tempo integral de Campinas (SP) Santos, Jessica Carolina de Azevedo Rios, Monica Piccione Gomes Dissertação de mestrado
18/02/2025 Rankings acadêmicos, índices e tabelas classificatórias nas universidades católicas brasileiras: usos dos resultados via mídias digitais Almeida, Helena Ferrari de Flores, Adolfo Ignacio Calderón Dissertação de mestrado
11/02/2025 Os impactos da sindemia nas concepções e práticas pedagógicas de docentes da educação básica Romão, Paulo Cesar Ricci Tassoni, Elvira Cristina Martins Tese de doutorado
24/01/2025 Atividades simbólicas no 1° ano: possibilidades de continuidades entre a educação infantil e o ensino fundamental Gasparone, Nathalia Tavares Tassoni, Elvira Cristina Martins Dissertação de mestrado
16/12/2024 Produção de discursos pelas crianças: a fertilidade de interações dialógicas em sala de aula Mello, Tânia Mara Dos Santos Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Tese de doutorado
12/12/2024 Educação ambiental e geoética: o que dizem educadores de escolas públicas sobre a transição energética Pissolito, Vanessa Mendonça, Samuel Dissertação de mestrado
12/12/2024 Leitura, escrita e multiletramentos nos anos finais do ensino fundamental Rossetto, Caroline Silva Tassoni, Elvira Cristina Martins Dissertação de mestrado
12/12/2024 Práticas pedagógicas em matemática narradas por professoras de educação infantil Menezes, Vera Lucia Bezerra Lopes, Celi Aparecida Espasandin Dissertação de mestrado
11/12/2024 Adolescência e escola: significações na transição do ensino fundamental para o ensino médio Fideles, Samuel Coelho Tassoni, Elvira Cristina Martins Dissertação de mestrado
10/12/2024 “Como você pensou?”: a oralidade e o desenvolvimento do sentido do número em crianças do 1.º ano do Ensino Fundamental Bortolucci, Marina de Souza Lopes, Celi Aparecida Espasandin Tese de doutorado
02/12/2024 O desenvolvimento profissional docente e a teoria social cognitiva Aguiar, Gustavo Ricciardi Fábregas de Vitorino, Artur José Renda Tese de doutorado
28/02/2024 A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão Stegmann, Christianne Barbosa Tassoni, Elvira Cristina Martins Tese de doutorado
26/02/2024 Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca Mendonça, Samuel Tese de doutorado
04/10/2023 A significação atribuída à profissão docente por ingressantes do curso de licenciatura em pedagogia Veiga, Josivaldo Emerick da Ferreira, Luciana Haddad Tese de doutorado
Ver Mais
Regulamento Geral
Regimento do PPG
Resultado Edital Pós-Doc (bolsa PDPG)
Edital Pós-Doc (bolsa PDPG)
Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)/CAPES – informações sobre o Edital nº 26/2024

Eventos e Anais


SIMPÓSIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

Anais 2024 Anais 2023 Anais 2022 Anais 2021 Anais 2020

Seminário da Faculdade de Educação

Anais 2024 Anais 2022 Anais 2021

Alfa Rede

RedPeel

Eventos Passados

ANAIS XIV SIMPÓSIO DE PESQUISAS
Acesse aqui

Anais do XV SEMINÁRIO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO E XVII SEMINÁRIO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Acesse aqui

Anais XIII – Simpósio de Pesquisas em Educação 2022
Acesse aqui

Anais XIV – Produção do Conhecimento em Educação 2021
Acesse aqui

XI Simpósio de Pesquisa em Educação
Acesse aqui

XII Simpósio de Pesquisa em Educação
Acesse aqui

Internacionalização


PUC-Campinas marca presença em congresso no Chile e aproxima universidades

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Educação, representou a PUC-Campinas na 5ª edição do Congresso Internacional de Gestão Educativa, na Universidad Catolica de Temuco, no sul do Chile.

Saiba mais

Professor da PUC-Campinas tem artigo publicado em revista internacional

O Prof. Dr. Samuel Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, junto a dois outros professores, o mestrando Gabriel Franco Piovesana e doutoranda Vanessa Pissolito, também da Universidade, publicaram na Revista Sustainability, da Suíça, uma das mais importantes do mundo no setor, um artigo científico sobre a geoética.

Saiba mais

PUC-Campinas recebe eventos com pesquisadores latino-americanos

A PUC-Campinas recebeu, entre os dias 23 e 27 de setembro, três eventos promovidos por duas redes latino-americanas de educação: a Rede de Estudantes e Egressos de Pós-Graduação em Educação (REDEPEL) e a Rede de Pós-graduação em Educação da América Latina (RedPeel)

Saiba mais

PUC-Campinas recebe Professor da Universidade de Siegen, da Alemanha

O Prof. Dr. Michael Bongardt, docente da Universidade de Siegen, da Alemanha, participou, na PUC Campinas, de duas conferências realizadas por Programas de Pós-Graduação (PPG) da Instituição

Saiba mais

Estudantes da PUC-Campinas participarão de programa de doutorado-sanduíche no exterior

Três estudantes de pós-graduação da PUC-Campinas foram contemplados com o Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), concedido pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Saiba mais

Impacto na Sociedade


RELATOS DA EXTENSÃO E DA PESQUISA DA PUC-CAMPINAS

Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação


Política de Autoavaliação: acesse

Membros da Comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação

  • Professor Doutor Adolfo Ignacio Calderon Flores
  • Professora Doutora Elvira Cristina Martins Tassoni
  • Discente do Doutorado Jacir Silvio Sanson Junior
  • Discente do Mestrado Jessica Carolina de Azevedo Santos
  • Professora Doutora Juliana Doretto
  • Egresso do Doutorado Juliano Pereira de Mello
  • Representante da Comunidade Externa Marina Gonçalves Martão Jardim
  • Egressa do Doutorado Marina Piason Breglio Pontes Oliveira (Membro da CPA)
  • Representante da Comunidade Externa Professora Doutora Mary Ângela Teixeira Brandalise
  • Egressa do Mestrado Maynara de Oliveira Ribeiro
  • Professora Doutora Mônica Piccione Gomes Rios
  • Corpo Técnico-Administrativo Neide da Rocha Pereira
  • Professor Doutor Samuel Mendonça

Notícias Relacionadas


PUC-Campinas abre inscrições de Processo Seletivo Complementar para Mestrado e Doutorado até dia 29 de maio

Carlos Giacomeli
16 de abril de 2025

Pesquisa da PUC-Campinas sobre transição escolar resulta em e-book lançado na Secretaria de Educação

Carlos Giacomeli
2 de abril de 2025

Professora de Jornalismo e do PPGE da PUC-Campinas fala sobre educação midiática a estudantes de escola pública

Carlos Giacomeli
1 de abril de 2025

Projeto Égide: encontro na PUC-Campinas discute estratégias para combater a violência nas escolas de Campinas

Daniel Bertagnoli
28 de março de 2025

PUC-Campinas marca presença em encontro de pesquisadores na Universidade Columbia, de Nova Iorque

Carlos Giacomeli
7 de março de 2025

PUC-Campinas realiza II Jornada sobre Educação, Ética e Transição Energética

Carlos Giacomeli
13 de dezembro de 2024

Postgraduate Meeting e encontros de Iniciação Científica divulgam trabalhos premiados

Daniel Bertagnoli
11 de dezembro de 2024

PUC-Campinas abre inscrições para Programas de Mestrado e Doutorado

Carlos Giacomeli
2 de outubro de 2024

PUC-Campinas está com inscrições abertas para projeto que visa prevenir a violência escolar

Daniel Bertagnoli
28 de agosto de 2024

Inteligência Artificial e Propriedade Intelectual são temas de debate na PUC-Campinas

Carlos Giacomeli
9 de agosto de 2024
Carregar mais

Vídeos


Colóquio Internacional 2022

Daniel Bauman
16 de maio de 2022

Palestra: O Novo Sistema de Avaliação da CAPES

Gabriel Souza
4 de fevereiro de 2021

Depoimento | Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Raphaela Reis
2 de outubro de 2020

Depoimento | Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Raphaela Reis
2 de outubro de 2020
Carregar mais Notícias

TENHO INTERESSE


Compartilhe:


  • SECRETARIA DO CENTRO

Informações

Telefone (19) 3343-7409

 

Email

hjs.poseduc@puc-campinas.edu.br

  • Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão
  • (19) 3343-7217 / 3343-7185
  • ppe@puc-campinas.edu.br
  • www.puc-campinas.edu.br/ppe/

  • Institucional
    • Quem Somos
    • Reitoria e Pró-Reitorias
    • Escolas
    • Avaliação Institucional
    • Programa de Acessibilidade
    • Parcerias e Convênios
    • Sociedade Campineira de Educação e Instrução
    • Secretaria Geral
    • Proteção de Dados Pessoais
  • Cursos
    • Graduação
    • Mestrado e Doutorado
    • Pós-Graduação
    • Atualização
    • Bolsas e Financiamentos
    • Diplomas
  • Notícias
    • Agência de Notícias
    • Podcast
    • Assessoria de Imprensa
    • Observatório
  • Eventos
  • Vida no Campus
    • Campus I
    • Campus II
    • Campus Central
    • Segurança Universitária
    • Núcleo de Fé e Cultura
    • CACI
    • Centro de Cultura e Arte
    • Voluntariado
    • Práticas de Formação
    • Mostra de Talentos
  • Futuro e Tendência
    • Coworking
    • Laboratório Digital
    • Startups
    • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)
  • Pesquisa e Inovação
    • Repositório Institucional
    • Comitê de Ética
    • EAIP
    • Grupos de Pesquisa
    • Periódicos PUC-Campinas
    • Postgraduate Meeting
    • Plataforma Lattes
    • Diretrizes
  • Comunidade
    • Assistência Judiciária
    • CIAPD
    • Clínica de Fisioterapia
    • Clínica de Fonoaudiologia
    • Clínica de Odontologia
    • Clínica de Terapia Ocupacional
    • Juizado Especial Cível
    • Museu Universitário
    • Pastoral Universitária
    • Projetos de Extensão
    • Vestibular Social
  • Contato
    • Ouvidoria
    • Trabalhe Conosco
    • Contatos Oficiais


Como chegar


Campus I

Endereço para correspondência:
Rua Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini, 1516 | Pq. Rural Fazenda Santa Cândida | Campinas – SP | CEP: 13087-571

Campus II

Endereço para correspondência:
Av. John Boyd Dunlop, s/n | Jd. Ipaussurama Campinas – SP | CEP: 13060-904

e-MEC

Arquidiocese
Hospital

Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)

A Sociedade Campineira de Educação e Instrução Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Hospital e Maternidade Celso Pierro é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, dedicada à educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS – Educação.


© PUC-Campinas. All rights reserved. © 1988-2025
CNPJ 46.020.301/0001-88
Política de Cookies - Para melhorar sua experiência em nosso site, fazemos uso de cookies. Para saber mais sobre a nossa Política de Cookies, clique aqui
🍪Opções de CookieRejeitarAceitar tudo
Gerenciar consentimento

Visão Geral de Privacidade

Política de Cookies

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site. Destes, os cookies categorizados conforme necessário são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de desativar esses cookies. Mas a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Essencial
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
CookieDuraçãoDescrição
__storejs__1 hourEste é um cookie essencial para a função do site. O cookie armazena o valor listado no armazenamento local do navegador do visitante.
ASPSESSIONIDQWQCSDABsessionEste cookie é gerado por aplicações internas do portal para controle de sessão do usuário.
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento de cookies da LGPD para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsO cookie é definido pelo consentimento de cookies da LGPD para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsEste cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros".
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsEste cookie é definido pelo plugin LGPD Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
cxfSiteTimersessionCookie gerado pelo servidor Apache para armazenar a sessão da navegação.
hero-home4 hoursEste cookie gerencia o Overlay Hero presente na home, com os pilares iniciais de navegação do Portal da PUC-Campinas.
viewed_cookie_policy11 monthsO cookie é definido pelo plug-in LGPD Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
CookieDuraçãoDescrição
__cf_bm30 minutesEste cookie, definido pela Cloudflare, é usado para dar suporte ao Cloudflare Bot Management.
__trf.src1 yearEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_hjSession_97306930 minutesO Hotjar define este cookie para armazenar a sessão do usuário.
_hjSessionUser_9730691 yearO Hotjar define este cookie para armazenar um ID de usuário exclusivo.
bcookie1 yearO LinkedIn define esse cookie dos botões de compartilhamento e tags de anúncio do LinkedIn para reconhecer o ID do navegador.
bscookie1 yearO LinkedIn define esse cookie para armazenar ações realizadas no site.
langsessionO LinkedIn define esse cookie para lembrar a configuração de idioma de um usuário.
li_gc6 monthsUsado para armazenar o consentimento de convidados em relação ao uso de cookies para fins não essenciais.
lidc1 dayO LinkedIn define o cookie lidc para facilitar a seleção do data center.
UserMatchHistory1 monthO LinkedIn define esse cookie para sincronização do LinkedIn Ads ID.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
__utma2 yearsEste cookie é definido pelo Google Analytics e é usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma existentes. O cookie é atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics.
__utmb30 minutesO Google Analytics define esse cookie para determinar novas sessões/visitas. O cookie __utmb é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma existentes. Ele é atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics.
__utmcsessionO cookie é definido pelo Google Analytics e é excluído quando o usuário fecha o navegador. Ele é usado para ativar a interoperabilidade com urchin.js, que é uma versão mais antiga do Google Analytics e é usado em conjunto com o cookie __utmb para determinar novas sessões/visitas.
__utmt10 minutesO Google Analytics define esse cookie para inibir a taxa de solicitação.
__utmz6 monthsO Google Analytics define esse cookie para chegar à origem do tráfego ou a campanha qual o visitante ao site.
Analytics
Os cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e da campanha e também acompanha o uso do site para o relatório de análise do site. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gat_UA-69454309-11 minuteUma variação do cookie _gat definido pelo Google Analytics e pelo Google Tag Manager para permitir que os proprietários de sites rastreiem o comportamento do visitante e meçam o desempenho do site. O elemento padrão no nome contém o número de identidade exclusivo da conta ou site ao qual está relacionado.
_gcl_au3 monthsFornecido pelo Google Tag Manager para experimentar a eficiência da publicidade de sites usando seus serviços.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam um site, além de criar um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesHotjar define esse cookie para detectar a primeira sessão de visualização de página de um usuário. Este é um sinalizador Verdadeiro/Falso definido pelo cookie.
_hjFirstSeen30 minutesHotjar sets this cookie to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether it was the first time Hotjar saw this user.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesHotjar define esse cookie para saber se um usuário está incluído na amostragem de dados definida pelo limite de visualizações de página do site.
_hjIncludedInSessionSample2 minutesHotjar sets this cookie to know whether a user is included in the data sampling defined by the site's daily session limit.
_hjTLDTestsessionPara determinar o caminho de cookie mais genérico que deve ser usado em vez do nome do host da página, o Hotjar define o cookie _hjTLDTest para armazenar diferentes alternativas de subcadeia de URL até que ele falhe.
_rdtrk2 yearsUtilizado pelo RD Station para manter uma lista de todas as páginas que um visitante acessou dentro do domínio antes mesmo da conversão.
_ttp1 yearPara medir e melhorar o desempenho de suas campanhas publicitárias e personalizar a experiência do usuário (incluindo anúncios) no TikTok.
AnalyticsSyncHistory1 monthUsado para armazenar informações sobre o horário em que uma sincronização ocorreu com o cookie lms_analytics.
u1 yearEste cookie é usado pela Bombora para coletar informações que são usadas de forma agregada, para ajudar a entender como os sites estão sendo usados ou quão eficazes são as campanhas de marketing, ou para ajudar a personalizar os sites para os visitantes.
vuid2 yearsO Vimeo instala esse cookie para coletar informações de rastreamento definindo um ID exclusivo para incorporar vídeos ao site.
Marketing
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsEste cookie é configurado pelo Facebook para exibir anúncios quando estiver no Facebook ou em uma plataforma digital alimentada pela publicidade do Facebook, depois de visitar o site.
fr3 monthsO Facebook define esse cookie para mostrar anúncios relevantes aos usuários, rastreando o comportamento do usuário na Web, em sites que possuem pixel do Facebook ou plug-in social do Facebook.
IDE1 year 24 daysOs cookies do Google DoubleClick IDE são usados para armazenar informações sobre como o usuário usa o site para apresentar anúncios relevantes e de acordo com o perfil do usuário.
mt_misc1 monthA MediaMath define esse cookie para fornecer anúncios relevantes aos usuários.
test_cookie15 minutesO test_cookie é definido pelo doubleclick.net e é usado para determinar se o navegador do usuário suporta cookies.
uuid1 year 27 daysA MediaMath define esse cookie para evitar que os mesmos anúncios sejam exibidos repetidamente e para publicidade relevante.
Outros
Outros cookies são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria. Não são importantes para o funcionamento do site.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionEsse cookie rastreia o comportamento do usuário nos formulários da RD, ajudando na criação de relatórios analíticos dos mesmos.
_ssc2 daysEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_tt_enable_cookie1 yearEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
_ttuu.s2 yearsEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
trk1 monthEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_c30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_m30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_s30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
tt_c_vmt30 minutesEsse cookie é usado para armazenar informações de como os visitantes usam o site e ajuda na criação de relatórios analíticos do site.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo