Programa de Aceleração de startups do Mescla inicia ciclo de 2024 com 22 novas equipes

CRIA é realizado no Mescla com participação de estudantes e ex-estudantes empreendedores

O CRIA – Programa de Aceleração de Startups da PUC-Campinas, iniciou a jornada para mais um ciclo de aceleração com o ingresso de 22 novas equipes. O onboarding aconteceu na última terça-feira (27), no Mescla, do Campus I.

Realizado em parceria com a aceleradora Venture Hub, o programa oferece aceleração a startups universitárias compostas por alunos, professores e colaboradores empreendedores da PUC-Campinas em negócios inovadores e de impacto para a sociedade.

Neste primeiro encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor a equipe e a metodologia empregada no CRIA. A partir de agora, as equipes participantes do CRIA I, que estão em fase de pré-aceleração e início da jornada, participarão de uma série 15 encontros, que acontecem nas noites de segunda-feira. Às terças-feiras, os encontros estão agendados para as startups do CRIA II, que já avançaram para a fase de aceleração, portanto, estão na segunda etapa. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma roda de discussão sobre inovação e empreendedorismo com criadores de startups que participaram da última edição do programa: Isadora de Mello Pierozzi da “Cadê Meu Feijão” e Angélica Dayane Sena de Lima da VR Fun.

Sobre o Programa

O CRIA I consiste em uma etapa de pré-aceleração, em que são trabalhados Conceito e Definição de Persona; Validação de dor; Branding & Marketing, Precificação. As startups que se encontram nesta fase aprenderão a utilizar o método Design Thinking para aprofundar e lapidar suas ideias até chegarem a um modelo de negócio viável.

Enquanto o CRIA II é uma etapa de aceleração, na qual startups encontram-se em um estágio mais avançado. Nessa segunda fase, o CRIA trabalha com os participantes conteúdos sobre desenvolvimento de produto, product market fit, tração e crescimento, para que possam começar suas atividades no mercado. Além de ter a oportunidade de apresentar os projetos em andamento para investidores e receber apoio para estruturar propostas para programas de subsídio à inovação de agências governamentais.

Todos os conteúdos e mentorias realizadas para os empreendedores culminam em um Demo Day, no qual as startups apresentam para o público suas soluções e a evolução alcançadas durante o programa. Neste ano, o Demo Day está previsto para acontecer no dia 11 de junho.

Seleção das equipes

As equipes participantes foram selecionadas a partir do Motiv.se – um dos principais eventos de inovação da PUC-Campinas, que contou com o apoio da empresa Bayer e do IoTLab Brasil na última edição – e, através de fluxo contínuo do Mescla, no processo de seleção de projetos inovadores das diferentes áreas do conhecimento.

Carlos Giacomeli
1 de março de 2024