Faculdade de Direito da PUC-Campinas completa 60 anos

É difícil imaginar como seria a sociedade sem os bacharéis em Direito. Sem os advogados para defender e interceder pelas pessoas durante os conflitos, sem os magistrados para decidir, sem os membros do Ministério Público para representar os interesses da sociedade, etc.

Desde 1942, a PUC-Campinas prepara e forma profissionais em Direito capazes de contribuir com a sociedade do país, seja no cenário político, econômico ou social. Em seis décadas, a Faculdade formou cerca de 15 mil profissionais. É comum identificar ex-alunos do Curso de Direito da PUC-Campinas ocupando cargos e funções de destaque nacional, como Ministros, Juízes, Procuradores da República, Promotores de Justiça, Delegados, Advogados, Prefeitos, Governadores. Independente da localização geográfica, o profissional está preparado para atuar nas diferentes regiões do Brasil e enfrentar os desafios da profissão e da diversidade.

Segundo o diretor da Faculdade de Direito, Peter Panutto, o Curso de Direito da PUC-Campinas é referência nacional, pois atrai estudantes de todas as regiões do país. “Cerca de 50% dos nossos alunos não pertencem a Campinas. Muitos vêm de longe porque confiam na qualidade do ensino oferecido. Inclusive, neste ano, o Curso recebeu cinco estrelas na classificação do Guia do Estudante, publicado pela editora Abril e, recebeu da Ordem dos Advogados do Brasil, o Selo OAB RECOMENDA, concedido a apenas 89 dos 1210 Cursos de Direito do país. Depois de formados, os então ex-alunos, retornam às suas origens para exercer a profissão ou prestam concursos em diferentes cidades e estados, preparados para os desafios da profissão que escolheram”, disse o diretor.

Serviços à população

Desde 1982, a PUC-Campinas tem um compromisso com a sociedade e oferece um serviço gratuito por meio da Assistência Judiciária Dr. Carlos Foot Guimarães. Estudantes do Curso de Direito prestam atendimento jurídico à população carente que precisa de algum tipo de orientação, esclarecimento ou encaminhamento judicial. Em 2005, outro serviço também passou a ser oferecido à população, o Juizado Especial Cível, em convênio com o Tribunal de Justiça de São Paulo. Nessa atividade, os estudantes prestam serviço à população nos conflitos que não ultrapassem 40 salários mínimos.
Essas atividades exercidas pelos estudantes, supervisionadas por advogados orientadores, é uma oportunidade que os alunos têm de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.

Comemoração – 60 anos

Os 60 anos de história, de compromisso com a educação e com a sociedade devem ser comemorados. No dia 23 de novembro, a Faculdade de Direito irá realizar um jantar comemorativo e convida todos os alunos e ex-alunos do Curso de Direito da PUC-Campinas. O jantar acontecerá na Via Appia Eventos, às 21h e o convite pode ser aderido no site http://www.pucdireito60anos.com.br/.

6 de novembro de 2012