Professores participam de abertura de Planejamento Pedagógico do 2º semestre de 2023

Evento foi realizado no auditório principal do Campus I com palestras

Foi aberta na manhã de quarta-feira (02/08) o Planejamento Pedagógico do 2º Semestre de 2023 com os professores da PUC-Campinas visando a preparação para as atividades na Universidade. Estiveram presentes o Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, pró-reitores, decanos, diretores e professores de todos os cursos de graduação e da pós-graduação. A abertura contou com palestras e o planejamento seguirá até dia 4 com atividades em todas as escolas.

Após uma cerimônia religiosa conduzida pelo Padre José Antonio Boareto, o Vice-Reitor Pe. David abriu o evento. Ele falou sobre a importância das reformulações que estão sendo implantadas na Universidade desde 2022 e da importância delas para a modernização da Instituição.

O Vice-Reitor Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David

“É preciso destacar que as reformulações ainda estão em curso em toda a Universidade. E tudo é pensando nos estudantes como foco principal de nossa instituição. Se não os colocarmos no centro das nossas atenções, não haverá nenhum sentido na existência da Universidade. E, junto a eles, temos a prioridade de dar todo suporte aos professores, que são as principais ferramentas para conduzir essa transformação”, disse.

O Pe. David  destacou a abertura de novos cursos em parcerias com instituições de pesquisa de Campinas, como o de Engenharia Agronômica, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico), e de Engenharia de Alimentos, que deve ser montado com a participação do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos).

A PUC-Campinas está finalizando a instalação de um novo centro de treinamento e pesquisa sobre novas tecnologias e metodologias de ensino, que funcionará no prédio H10 do Campus I, voltado para professores da Universidade e do Ensino Básico e Fundamental de toda a região. Após o Vice-Reitor, a Pró-Reitora de Graduação, Cyntia Andretta, falou sobre as conquistas da PUC-Campinas neste ano, em especial a Nota 5 obtida na avaliação do MEC e os destaques nos principais rankings nacionais e internacionais de qualidade de ensino.

Depois da cerimônia, o Prof. Dr. Rafael Souza de Faria, integrador acadêmico do Departamento de Planejamento e Organização (DPlan) da PUC-Campinas, apresentou dados sobre “O Futuro do Trabalho”, estudo apresentado no Fórum Econômico Mundial sobre tendências do mercado de trabalho.

Os indicadores foram resultados de uma pesquisa feita com 803 empresas, que estão entre as maiores empregadoras do mundo. Ele falou sobre as ocupações que mais cresceram e decresceram entre 2018 e 2022, além das tendências de investimentos das empresas e as ocupações nas quais os empregadores acreditam que terão maior valorização nos próximos anos.

O Prof. Dr. Alexandre César Santos de Rezende, da Escola de Ciências da Vida (ECV), falou depois apresentando reflexões da neurociência implicadas no mundo do trabalho e o jovem universitário. Ele mostrou resultados de pesquisas sobre as mudanças provocadas pelas novas tecnologias no funcionamento das atividades cerebrais, em especial na concentração e atenção dos estudantes em salas de aula.

Finalizando a abertura, Luciano Sathler Rosa Guimarães, CEO da Certifikedu Microcertificações com Blockchain e Inteligência Artificial, falou sobre “0 mundo do trabalho, a tecnologia, o currículo e a aprendizagem por toda vida como eixos da ação universitária”.

Doutor em Administração pela FEA/USP, ele é Pós-Graduado em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana, com sede em Montreal, Canadá, membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais.

O palestrante Luciano Sathler Rosa Guimarães

“As universidades não podem mais se dar ao luxo de ter ex-alunos, elas têm que vê-los como seu maior patrimônio e oferecer novas qualificações, pois nos dias de hoje ninguém pode parar de aprender. É preciso atrair esses egressos, oferecendo mais facilidades para que voltem aos estudos, além de trabalhar com os atuais estudantes para que se qualifiquem bem, com atividades complementares que aprimorem competências, melhorando sua empregabilidade e inserção no mundo do trabalho. Seremos cada vez mais avaliados pelo sucesso dos nossos alunos e ex-alunos”, disse.

Marcelo Andriotti
2 de agosto de 2023