Na próxima quarta-feira, dia 18 de setembro, o diretor da Faculdade de Ciências Sociais e professor da Faculdade de Direito, Glauco Barsalini irá lançar o livro “Direito e Política na obra de Giorgio Agamben: soberania e estado de exceção permanente”. O lançamento será realizado às 20h30, no auditório Dom Gilberto – Campus I, durante as atividades da LVI Semana Jurídica da Faculdade de Direito.

A obra discute aspectos da teoria do filósofo do direito Giorgio Agamben, em especial os conceitos que ele apresenta a respeito do poder soberano; da violência do Estado; da exclusão dos sujeitos sociais e dos direitos humanos.  Segundo Glauco Barsalini, Giorgio Agamben é um dos pensadores da atualidade que mais tem impactado o mundo das ciências jurídicas e sociais. “Para o filósofo, as democracias atuais operam muito mais na exceção do que na regra, tornando, dicotomicamente, a própria exceção, uma regra. Nesse sentido, nem os Direitos Humanos escapam da exceção, servindo como elementos de manutenção da exclusão e não propriamente da inclusão social”, falou o autor.

O livro é resultado da tese de doutorado de Glauco Barsalini, que também é mestre em Multimeios, bacharel e licenciado em Ciências Sociais e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.

16 de setembro de 2013