Processo SER chega à sua terceira edição promovendo inovação

Equipes de funcionários podem apresentar projetos que visam a melhoria de serviços e produtos da Universidade

O Processo SER 2023 chega à sua terceira edição com objetivo de premiar novas ideias propostas por seu corpo técnico-administrativo que promovam a melhoria contínua das atividades na PUC-Campinas. As inscrições estão abertas até 27 de novembro para todos os interessados em formar suas equipes e apresentar as inovações implementadas.

O projeto pode ser de um novo produto ou a melhoria nos produtos ou processos já existentes. Pode ser, também, a implantação de uma melhoria na forma de executar tarefas, para que elas sejam feitas com maior rapidez e qualidade. Todos os integrantes do corpo técnico-administrativo da PUC-Campinas podem participar.

O primeiro passo é criar uma Equipe de Inovação, que deve ter um número mínimo de três colaboradores. Pode ser formada por pessoas da mesma área, colaboradores que fazem tarefas semelhantes em outras áreas, pessoas que se interessam por resolver algum problema específico ou pessoas que gostam de trabalhar juntas.

O segundo passo é se inscrever por meio do link https://forms.office.com/r/crvHdQwqry até o dia 27/11/2023.

Uma equipe on-line estará à disposição dos interessados todas as terças-feiras, das 15h às 16h, para tirar dúvidas e compartilhar ideias. O contato estará disponível na página do Processo SER .

O Padrinho ou a Madrinha da Inovação é o gestor ou gestora responsável pela área em que a inovação vai ocorrer. A equipe precisa marcar uma reunião com o Padrinho ou Madrinha, apresentar o projeto e discutir a melhor maneira de implementar. Caso necessário, o Comitê Gestor do Processo SER pode ajudar na preparação da reunião.

Se a equipe for muito grande ou não for possível o comparecimento de todos, o coordenador da equipe ou alguns de seus membros podem representar a equipe na reunião.

O Comitê Gestor avaliará os projetos apresentados considerando os impactos na melhoria comum, escalabilidade da ideia/projeto (aplicável em outros locais) redução de custos, abrangência da ideia, metodologia de implantação, aderência ao nosso ambiente de trabalho e melhoria na eficiência do processo.

A PUC-Campinas premiará as cinco equipes que mais se destacarem:

1ª Colocada: R$6.000,00 (seis mil reais)

2ª Colocada: R$5.000,00 (cinco mil reais)

3ª Colocada: R$4.000,00 (quatro mil reais)

4ª Colocada: R$3.000,00 (três mil reais)

5ª Colocada: R$2.000,00 (dois mil reais)

Marcelo Andriotti
25 de outubro de 2023