Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Preocupação com saúde aquece mercado para farmacêutico clínico

Esqueça a figura do farmacêutico que apenas manipula medicamentos. O profissional agora é outro: o que acompanha o tratamento e a evolução do paciente. São os farmacêuticos clínicos, um ramo de atuação já conhecido internacionalmente e que vem crescendo no Brasil.

O envelhecimento da população e a preocupação crescente com o bem-estar são dois fatores que motivam o aumento na demanda por esse profissional. Mas os números de consumo e venda de medicamentos também contribuem para o cenário: estamos entre os 10 países do mundo que mais consomem remédios, mas cerca de 50% da população faz o uso de maneira errada, o que comprova a necessidade de orientação profissional.

Segundo a coordenadora da Especialização em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico da PUC-Campinas, Maria Aparecida do Padro, a procura por esse tipo de profissional tende a crescer nos próximos anos. “Nós temos hoje uma necessidade maior do que a oferta de profissionais dessa área no mercado. Ele é procurado por hospitais, farmácias comunitárias e drogarias justamente por conseguir atender o paciente de uma forma integral”, afirma.

Especialização

Para atuar como farmacêutico clínico é necessária uma especialização. Na PUC-Campinas, a Especialização em Farmácia Clínica e Cuidado Farmacêutico tem o objetivo de formar especialistas humanizados para atuar nesse mercado promissor. Saiba mais: https://bit.ly/2CcQ0hj



Vinícius Purgato
15 de dezembro de 2018