Potencialidades para novas aprendizagens na Universidade

A temática foi debatida durante o 8º Encontro Anual de Extensão Universitária realizado no último dia 17 de setembro, na PUC-Campinas

Por Sílvia Perez

Ao abordar a “A Extensão como Potência Pedagógica para Novas Aprendizagens na Universidade”, o Prof. Dr. Adriano José Hertzog Vieira, da Universidade de Passo Fundo, que proferiu a palestra de abertura do 8º Encontro Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas, tomou a experiência como mote para a questão. “Vivemos em um mundo em que a experiência está sendo desprezada para a construção do conhecimento. Somos fruto de uma sociedade organizada pela indústria e a primeira anulação da experiência se dá justamente pelo trabalho, o que se desfez por conta do processo industrial”, destacou.

O contexto histórico-social que envolveu todo o processo de industrialização provocou reflexos na educação, segundo o Prof. Vieira, que fez uma metáfora da produção em série na indústria com a organização em séries que ocorreu nas escolas até alguns anos atrás, com o modelo conteudista.

O palestrante reforçou o aprendizado pela experiência ao falar sobre a Teoria dos Estágios do Desenvolvimento, do epistemólogo Jean Piaget, que divide o desenvolvimento cognitivo do ser humano em quatro estágios da inteligência: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal ou abstrato, para explicar que as fases que se dão de 0 a 15 anos se repetem ao longo da vida. “As pessoas carregam para a vida inteira esses quatro jeitos de aprender. Há uma distância no jeito de ensinar e de aprender, o que é uma herança do modelo industrial, quando se problematiza, se descobre que este modelo está saturado e que o aprendizado se dá na experiência. O grande jeito do século XXI é o da experiência”, finalizou.

Para o vice-reitor da PUC-Campinas, Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, a Extensão faz parte das atividades-fim da Universidade, porque é por meio dela que a sociedade recebe as contribuições da academia. “A Extensão é um desdobramento para a sociedade daquilo que a Universidade realiza, ela deve ajudar a sociedade a se pensar. E a sociedade deve estimular a Universidade a refletir sobre o que ela pode contribuir, no sentido de buscar alternativas para uma vida melhor”, explica.

O Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da PUC-Campinas, Prof. Dr. Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, ressalta esse propósito da Extensão com números. “A Extensão mantém parceria com cerca de 44 entidades sediadas na Região Metropolitana de Campinas e presta serviço a seis mil pessoas diretamente e a 11 mil indiretamente”.

Durante o VIII Encontro Anual de Extensão Universitária da PUC-Campinas, 35 alunos bolsistas de Extensão e 127 alunos voluntários tiveram a oportunidade de apresentar o desenvolvimento de seus Planos de Trabalho de Extensão, ao longo do ano letivo de 2018, e os principais resultados alcançados até o momento. Os alunos bolsistas fizeram apresentações orais dos trabalhos no período da tarde, e os voluntários apresentaram pôsteres pela primeira vez.

O aluno Lucas Correa de Souza, bolsista da Extensão, falou sobre o desafio de fazer a apresentação oral de seu projeto. “A comunicação oral colabora para o nosso crescimento enquanto aluno, porque no momento da apresentação, em que você está passando a motivação, metodologia e os resultados para os avaliadores e outros que são de áreas profissionais diferentes da sua, fazê-los entender sobre o seu trabalho é um desafio. Ser questionado sobre os caminhos que foram tomados e os próximos a serem escolhidos também lhe faz pensar em novas perspectivas sobre o projeto. Enfim, é uma oportunidade de se pôr à prova e foi na preparação dessa apresentação que eu percebi o efeito que o projeto, até aqui (que já está quase no fim), provocou no público-alvo e em mim”, diz.

Neste ano, as sessões de Comunicação Oral contaram com a presença de avaliadores externos, que contribuíram com sua experiência para aperfeiçoar as atividades de Extensão desenvolvidas na PUC-Campinas. Os convidados foram professores de outras instituições de ensino, do Ministério Público, da URBE9, do CIESP e da Prefeitura Municipal de Campinas.

Os projetos dos professores extensionistas foram expostos por meio de imagens em totens instalados no local. Neles, o público pôde acompanhar as atividades desenvolvidas in loco pelos docentes junto às comunidades atendidas.

Houve, ainda, pela segunda vez, no Encontro Anual de Extensão Universitária, uma sessão de comunicação oral dedicada aos estudantes que participam dos grupos de aprendizagem do Programa de Educação Tutorial (PET).

Fonte: Jornal da PUC-Campinas

Silvia Perez de Freitas