Pandemia transforma comportamento de empresas e novos estagiários

Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas tem auxiliado estudantes nesse período

Por Vitória Swartele

Ao ingressar na Universidade, os alunos de Graduação procuram fortalecer seus aprendizados acadêmicos com uma experiência profissional. O estágio, meio pelo qual os estudantes chegam ao sonhado propósito, se tornou um desafio com a evolução do coronavírus e a necessidade de isolamento social.

De acordo com o Prof. Me. Valdenir da Silva Ponte, professor da Faculdade de Administração da PUC-Campinas, os estudantes devem ficar atentos às novas filosofias das empresas, modificadas diante do atual contexto. “Elas estão sempre em comunidades de conectividade, não apenas no setor que se aplicam, investindo massivamente em Inteligência Artificial, relacionamento com os clientes e com novos talentos, sustentabilidade, saúde ocupacional etc. É importante que os alunos estejam presentes nessas comunidades”, diz o docente.

Com as mudanças, o perfil dos estagiários e daqueles que buscam oportunidades também passa por adaptações. “O perfil requerido entra nesse processo de ajuste causado pelo novo normal, se tornando desejável atributos como soft skills (competências ligadas ao comportamento, ao relacionamento interpessoal e às emoções), flexibilidade, adaptação, empatia, trabalhabilidade (capacidade de criar oportunidades para si e para ao outro), empatia, resiliência, entre outros”, destaca Pontes.

A estudante de jornalismo Caroline Vieira, que conseguiu um estágio durante a pandemia, conta que realizou as entrevistas à distância e que vem desempenhando suas atividades remotamente na maior parte do tempo. “São 6 horas de estágio. Usamos a plataforma Teams todos os dias de manhã, quando temos uma conversa. Além disso, todas as conferências e reuniões são feitas pela plataforma”, afirma a aluna.

Tendo em vista o atual cenário, o Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas, que atua desde 2008 conectando alunos ao mercado de trabalho, tem buscado facilitar a interação com as empresas. O espaço ajuda em situações como procura de vagas, documentação e preparação de currículos, além de disponibilizar aos alunos, por e-mail, todas as vagas cadastradas pelas 5 mil organizações conveniadas.

“As empresas privadas adotaram home office e seguem contratando estagiário. Temos investido esforços na divulgação de programas de estágio em todas as áreas. O fluxo de documentos de contratação continua a acontecer”, explica a Profa. Dra. Rosemary Bars Mendes, coordenadora do Escritório de Talentos e Carreiras da PUC-Campinas. Atualmente, cerca de 45% dos alunos da Universidade praticam estágio remunerado.

Para ficar por dentro das vagas oferecidas, os estudantes também podem acessar o site da PUC-Campinas, entrar na área logada e, após fornecer os dados de RA e senha, selecionar o ícone do Escritório de Talentos e Carreiras, disponível no menu. Ao carregar a nova página, basta clicar em vagas.

Nos dias 6 e 7 de outubro, das 9h às 21h, a PUC-Campinas também realiza a Feira de Estágios, que oferecerá 625 vagas aos estudantes da região (alunos e não alunos da Universidade). Saiba mais clicando aqui e inscreva-se.

Vinícius Purgato
4 de outubro de 2020