Estudantes participam de debate com candidatos a prefeito

Elas acompanharam transmissão na EPTV e fizeram perguntas em entrevista coletiva

Alunas do terceiro ano de Jornalismo da PUC-Campinas participaram do debate final realizado entre os candidatos a prefeito de Campinas, Dário Saadi (eleito novo prefeito) e Rafa Zimbaldi, pela EPTV, afiliada da TV Globo. Os alunos da disciplina de Laboratório de Jornalismo criaram uma página especial no site Digitais, do Curso de Jornalismo, para acompanhar as eleições municipais.

Os alunos participaram com pautas de análises políticas sobre a cidade e seus principais problemas, das propostas apresentadas e todo o processo eleitoral. Gabriela Alves Pessanha, Livia Lisboa da Silva e Oriana Ribeiro Suprizzi ficaram responsáveis pelo acompanhamento do segundo turno.

O professor Gilberto Roldão orientou as estudantes, que foram autorizadas pela EPTV a acompanharem o debate na emissora e participarem da entrevista coletiva após o encerramento da transmissão na noite de sexta-feira (27/11).

Elas não puderam ficar dentro do estúdio, por uma questão de segurança sanitária, devido à pandemia, mas puderam ficar em uma sala na emissora onde os candidatos atenderam à imprensa para falar sobre suas campanhas e sobre suas participações no debate.

“Foi uma experiência muito enriquecedora para todas nós. Esse nosso trabalho, coordenado pelo professor Roldão, acompanhou toda a eleição, com  entrevistas com os candidatos e elaboração de pautas específicas. Nós ficamos responsáveis pelo debate e resultado do segundo turno para uma matéria que está publicada no Digitais”, disse  a aluna Oriana.

Clique aqui para ver

Livia também disse que a experiência foi marcante e uma surpresa. “O professor só nos informou na quinta-feira que poderíamos participar do debate. Eu pude até entrar no estúdio antes do início da transmissão para fotografar os candidatos e a mediadora. Foi muito interessante poder exercer o jornalismo na prática”, afirmou.

Para Gabriela, apesar de terem apenas um dia para se preparar, elas estavam bem informadas por conta de todo o trabalho realizado ao longo das eleições. “Muitas perguntas surgiram a partir do que foi abordado no debate, e o interessante é que pudemos participar da coletiva e fazer as perguntas em igualdade com os profissionais de imprensa que estavam lá”, disse.

Ela também destaca que foi diferente das outras pautas elaboradas anteriormente, quando entrevistavam as fontes e tinham mais tempo para elaborar a matéria. No próprio processo de cobertura, elas já foram elaborando o texto, pensando nos títulos e forma de condução da cobertura.

Marcelo Andriotti
28 de novembro de 2020