Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Timothy John Berners-Lee é um cientista britânico da área da computação, nascido em 8 de junho de 1955 em Londres, formado em física pela Universidade de Oxford, tornou-se um engenheiro de software e foi trabalhando no CERN  que ele  inventou a World Wide Web.

Em 1980, ele começou a desenvolver um projeto a partir do conceito de hipertexto, visando o compartilhamento de informações entre os pesquisadores, do qual apresentou um protótipo ENQUIRE. Depois de um período fora do CERN e trabalhando em contato com redes de computadores, ele retorna em 1984, quando junta as ideias de hipertexto retomando o desenvolvimento da ideia de sistema de compartilhamento de informações global que temos hoje, a World Wide Web.

Em 1989 ele encaminha a proposta para Mike Sendall, sendo aprovado em 1990. A partir disso ele projeta o primeiro navegador da Web, um software editor WWW (World Wide Web) executado pelo sistema operacional do NeXTStep no CERN, onde é desenvolvido o primeiro servidor HTTPd (Hypertext Transfer Protocol daemon).

Atualmente TimBL é diretor do World Wide Web Consortium (W3C), uma organização voltada para o desenvolvimento potencial da Web através de tecnologias interoperáveis. Também dirige a World Wide Web Foundation, criada em 2009 “para coordenar os esforços para promover o potencial da Web para beneficiar a humanidade.”

Referência Texto / Referência Imagem