Coleção Folclore e Arte Popular

A coleção foi iniciada com pesquisa e coleta de peças pelo Prof. Desidério Aytai, quando era coordenador do Museu Universitário da PUC-Campinas. Outra pesquisadora que esteve envolvida com esse acervo, a Prof. Laura Della Mônica, umas das mais importantes folcloristas do Brasil. Dentre suas inúmeras contribuições, assinou as notas a partir da oitava edição do Dicionário do Folclore Brasileiro.

Enquanto pesquisadora vinculada a PUC Campinas desenvolveu um trabalho singular junto as Figureiras de Taubaté com o tema “Cerâmica Figurativa do Vale do Paraíba”. A pesquisadora dedicou-se sobretudo, a compreensão do saber fazer e a representação figurativa das mulheres do Vale do Paraíba.
Atualmente, esse acervo conta com aproximadamente 190 itens ente cerâmica figurativa, utilitária, lamparinas, matrizes de xilogravuras, etc. O acervo apresenta múltiplas possibilidades de leitura que tangeiam a representatividade do patrimônio material e imaterial.

Adentra ainda essa coleção o acervo da Pesquisa da Professora Regina Márcia Moura Tavares – “Brinquedos Populares” – composta por brinquedos selecionados de acordo com a sua origem, recursos, metodologias e formas de coleta, como também pela característica do material empregado na sua confecção.

Estes brinquedos, que fazem parte do conjunto, são resultado de um trabalho desenvolvido em escolas, instituições e diferentes segmentos tanto das comunidades da Região de Campinas, como da comunidade interna da própria Universidade com a participação de alunos de diferentes faculdades, funcionários, professores e seus familiares. Estes brinquedos foram confeccionados ou adquiridos em atividades de oficinas, práticas demonstrativas, durante ou após entrevistas com crianças, jovens, adultos e idosos com profissionais do MUSEU UNIVERSITÁRIO e alunos da PUC-Campinas de diferentes faculdades da PUC-Campinas.

O conjunto de “Brinquedos” e “Modelos Pedagógicos” é resultado de ações educativas do Museu ao longo do tempo, como resultado de oficinas e atividades pedagógicas. Por se tratar de maquetes, matérias-primas e brinquedos tradicionais reinventados em materiais diversos reaproveitados e reciclados, este conjunto foi reconduzido e utilizado em sua potencialidade pela Brinquedoteca desta Universidade, servindo de referência para reflexões e ações pedagógicas, como a própria criação de brinquedos artesanais, despertando o interesse de diferentes públicos para o brinquedo artesanal, tanto como simples objeto lúdico como objeto portador de significados sócio-culturais.

A Professora Regina Márcia, desenvolveu ao longo das décadas de 1980-1990 um amplo conjunto de pesquisas e atividades que buscaram articular estratégias para a valorização da Memória Lúdica Infantil, documentando, incentivando o resgate e a recriação de brinquedos e brincadeiras que fazem parte do cotidiano de nossas comunidades ou lhes servem como referencial.

Miniatura de menino jogando bola. Artefato modelagem e pintura em cerâmica, representação de figura do âmbito cultural brasileiro.
Nota de CR$ 1.000,00 com uma corrente datilografada em um dos lados, recebida pelo Museu em 1985.
Vestimenta mexicana recebida pelo Museu em 1988. Vestido trabalhado em fundo preto com ornamentações coloridas em azul, cobalto, turquesa, vermelho, branco, vinho, verde e amarelo.
Miniatura de presépio. Artefato modelagem e pintura em cerâmica, representação de figura do âmbito cultural.