Monografia de estudante da Economia é premiada por Conselho Regional

Estudo sobre redução de desperdício de alimento foi um dos seis escolhidos no Estado de São Paulo

A estudante de Economia da PUC-Campinas Ana Maria Mucedola Longo e a Profa. Daniela Scarpa, sua orientadora, receberam um prêmio de menção honrosa em um concurso de monografias do Conselho Regional de Economia (Corecon), em comemoração aos 70 anos da entidade. A entrega do prêmio foi feita dia 16 de novembro na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

O “Prêmio Corecon-SP de Excelência em Economia – Concurso de Monografias 2023” foi criado com o intuito de incentivar a pesquisa acadêmica. Foram premiados os autores dos três melhores trabalhos inscritos de conclusão do curso de graduação em Ciências Econômicas, além de três menções honrosas.

“A importância desse prêmio tem várias instâncias, tanto institucional, de estar levando o nome da PUC-Campinas, quanto pelo impacto social que o trabalho pode trazer. Comecei a fazer estudos sobre esse tema quando iniciei a Iniciação Científica na PUC-Campinas. Precisamos valorizar essas atividades que temos na nossa Universidade, como a Iniciação, observatórios e outras atividades extracurriculares, que permitem produzir trabalhos como esse e sermos reconhecidos externamente”, disse Ana Maria.

A monografia “Perdas e desperdícios de alimentos no Brasil” foi uma das seis premiadas entre trabalhos de estudantes de todo o Estado de São Paulo. Ela aborda o consumo de forma mais sustentável, em especial focado na redução de desperdício de alimentos por parte do consumidor, com formas mais inteligentes e responsáveis de consumo.

“Também analiso políticas públicas e parcerias público-privadas para reduzir a perda de alimentos. Outro tema que trato no estudo foi [sic] a volta do Brasil ao mapa da fome, que também tem relação com a perda e desperdício de alimentos”, disse a estudante.

“A Ana é uma aluna muito engajada com as questões sociais e queria ter a escolha do tema muito associada a um propósito. A monografia sobre perdas e desperdícios de alimento no Brasil está associada a isso, é uma preocupação dela com as questões sociais e que eu acolhi de uma forma muito imediata e que também está muito alinhada aos meus pensamentos. Foi um processo de orientação, de uma troca, de construção de conhecimento, bastante gratificante e rodeado de muita fé e amizade”, disse a orientadora Profa. Daniela Scarpa.

Carlos Giacomeli
17 de novembro de 2023