Até sexta-feira (17/09), a Universidade realiza 12ª Semana Integrada do CEATEC (Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias) da PUC-Campinas. Este ano, o evento tem como tema central Fronteiras do conhecimento: sustentabilidade ambiental e tecnologia com a realização de mais de 100 atividades entre palestras, minicursos, oficinas, encontros, visitas técnicas e mesas-redonda.

Na sexta-feira (17/09), o tema “Influencia da Informática para o Marketing, Jornalismo” será abordado pelo jornalista e apresentador da TV Bandeirantes, Milton Neves. A palestra será realizada às 19h20, no auditório Dom Gilberto.

Todas as atividades ocorrerão no auditório Dom Gilberto e em salas de aula do Campus I (Rodovia Dom Pedro I, km 136, Parque das Universidades). A programação completa da Semana Integrada do CEATEC está disponível no Portal da Universidade – www.puc-campinas.edu.br. As palestras são gratuitas e abertas à comunidade. Apenas os alunos da PUC-Campinas precisam fazer uma pré-inscrição pelo Portal.

Confira a programação dos minicursos

14/09
9h – Maratona de Programação
A maratona de programação ocorrerá das 9h às 12h. Os três primeiros colocados irão ganhar um Pen Drive de 4gb.

9h – II Mostra de modelos ecológicos
A mostra é realizada pelos alunos do 1º ano (matutino) de Engenharia Ambiental, referente à disciplina de Ecologia Aplicada

9h – Utilizando Taxas de Variação em Modelos de Dinâmica Populacional (Parte 2)
A proposta do minicurso é discutir o processo da elaboração de modelos matemáticos que descrevem a evolução populacional (comunidades biológicas, epidemias) por meio do uso de derivadas e de sistemas de equações diferenciais. Durante a atividade o aluno terá a chance de desenvolver a análise crítica dos modelos, o pensamento hipotético e dedutivo, a interpretação de textos e gráficos.

14h – Introdução a linguagem Python
Apresentação das características da linguagem, apresentação de alguns dos módulos mais usados da biblioteca padrão, orientação a objetos, criação de programas com janelas gráficas e alguns aspectos avançados da linguagem.

19h20 – SharePoint
O curso tem como objetivo apresentar o SharePoint, plataforma de colaboração da Microsoft, explicando algumas de suas principais características e funcionalidades.

19h20 – II Mostra de modelos ecológicos
Realizada pelos alunos do 1º ano de Engenharia Ambiental (matutino) referente à disciplina de Ecologia Aplicada

19h20 – Legislação Florestal e Licenciamento Ambiental Unificado: Aspectos técnicos e legais (Parte 1)

15/09
9h – Acessibilidade no Sistema Operacional
Será apresentada a acessibilidade para deficientes visuais (parcial ou total).

9h – Comunicações Unificadas
As Comunicações Unificadas são o caminho para unificar todos os meios de comunicação em um único pacote IP. No minicurso será apresentado como o uso difundido do vídeo, telefonia e e-mail podem se interagir e apresentar soluções complexas para que as empresas possam conectar pessoas, informações e equipes.

9h – Scilab – Uma Ferramenta Livre para Realização de Cálculos Numéricos
O Scilab é um software de domínio público utilizado no desenvolvimento de programas para resolução de problemas numéricos de propósitos gerais. Este minicurso apresentará noções introdutórias sobre o Scilab.
14h – Python para desenvolvimento Web
Usando Python para entender aplicações WEB: Uma aplicação básica em CGI, sem usar frameworks, que ajuda a entender o modelo de aplicações. Em seguida, uma breve introdução ao framework Django.

19h20 – Drupal Básico
Abordagem geral do Drupal e sua utilidade, instalação, administração básica, módulos adicionais e criação de conteúdo.

19h20 – Legislação Florestal e Licenciamente Ambiental Unificado: Aspectos técnicos e legais (Parte 2)
Conceitos básicos de legislação.

19h20 – Trajetórias da pesquisa em Geografia na Graduação
Participação de professores orientadores de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e alunos no 4º ano da Faculdade de Geografia.

16/09
14h – Empreendedorismo Social Através de Dinâmicas
Apresentação sobre o caminho para a implementação de técnicas de empreendedorismo social por meio de dinâmicas, mostrando senso prático, de objetividade e de conhecimento sobre o assunto. A proposta é que a atividade seja efetiva para o desenvolvimento de habilidades como empreendedores sociais, com conseqüentes melhorias para o ambiente de trabalho e para o mundo em que vivem.

16/09
19h20 – Python, cuidado com a cobra, exemplos práticos, reais e ao vivo de como automatizar seu trabalho
Oficina de desenvolvimento de scripts utilizando Python no sistema operacional Linux. Nesse minicurso serão abordados conceitos básicos da linguagem e sua integração com os comandos do Linux, com foco na automação de tarefas.

19h20 – Trajetórias das pesquisa em Geografia na Graduação

17/09
9h – Utilizando Taxas de Variação em Modelos de Dinâmica Populacional (Parte 3)

15 de setembro de 2010