Discutir o conceito de legitimidade e corpos políticos através de estudo do filósofo e historiador francês Michel Foucault é a proposta do livro Michel Foucault: a legitimidade e os corpos políticos, do autor Marcos Braga Júnior, ex-aluno da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. Publicado no dia 20 de março pela editora Manole, o livro conta com 200 páginas e 5 capítulos divididos em duas partes.

Na primeira o autor dedica dois capítulos para explicar o pensamento de Michael Foucault através da genealogia e arqueologia, introduzir o método de estudo situando em que fase do pensamento de Foucault se baseia a discussão sobre a anatomia política e a teoria do poder e desenvolver o conceito de corpo político para investigar a noção de legitimidade.

Na segunda parte, Braga trabalha três capítulos avaliando a noção de soberania e fazendo uma relação do conceito de legitimidade com a história e a luta política. No último capítulo, o autor faz uma conclusão e discute sobre a aceitação da legitimidade.

Informações sobre o autor e o livro
Marcos Braga Júnior formou-se pela Faculdade de Direito da PUC-Campinas em 2002. Fez mestrado em Filosofia na mesma universidade, onde defendeu tese sobre o conceito de legitimidade, em junho de 2005. Atualmente cursa doutorado em Direito na Universidade de São Paulo (USP). O preço do livro nas livrarias é R$ 48,00.

3 de abril de 2007