Acessibilidade  
Central de Atendimento ao Aluno Contatos oficiais Área do aluno

Hub Gastronômico da PUC-Campinas vira estúdio de quadro do Programa Eliana, do SBT

Apresentadora e ator Tiago Barnabé, que interpreta a socialite Narcisa Tamborindeguy, estiveram nas estruturas da Gastronomia, no Campus I, para gravar quadro “Cardápio Surpresa” da chef Andreia Pimentel, coordenadora do curso na Universidade

A quinta-feira (29) foi bastante diferente no Hub Gastronômico da PUC-Campinas. As cozinhas e o restaurante, utilizados pelos docentes e estudantes do Curso de Gastronomia, se transformaram em um set de gravações do Programa Eliana, do SBT.

Uma equipe composta por dezenas de profissionais da emissora esteve na Universidade, desde as primeiras horas do dia, preparando o Espaço Gourmet para as gravações das chamadas e dos pratos oferecidos no quadro. Tudo com suporte da equipe do curso de Gastronomia da PUC-Campinas.

No período da tarde, o restaurante criado dentro do Hub Gastronômico ganhou novos adornos e foi personalizado para a gravação da segunda parte do quadro – quando a apresentadora Eliana e o ator Tiago Barnabé, que interpreta a socialite Narcisa Tamborindeguy, recebem os pratos preparados anteriormente para experimentar. Nessa atração do programa, a chef Andreia Pimentel, coordenadora do Hub Gastronômico da Universidade, prepara pratos excêntricos, já que a profissional é especialista em Entomofagia – o uso de insetos na alimentação. O ponto alto da atração fica para o momento de provar a comida, principalmente porque Eliana e Narcisa não fazem ideia dos ingredientes utilizados pela chef e tomam conhecimento apenas depois da experiência.

Para que tudo isso ocorresse de forma perfeita, vários setores da Universidade auxiliaram na estrutura e suporte da gravação. Eliana chegou ao Hub no período da tarde, conversou com a equipe do programa e com colaboradores da PUC-Campinas que participaram de todo o processo. Ela também recebeu um mimo de boas-vindas da Pró-Reitora de Inovação da Universidade, Profa. Dra. Camila Brasil Gonçalves Campos. Depois, as gravações iniciaram e seguiram até o início da noite, em meio a um clima de bastante descontração.

“Receber o SBT nacional com o Programa da Eliana é mais um indicativo de que o investimento em toda estrutura da gastronomia da Universidade foi importante! Esse é mais um passo para divulgar o nosso potencial, abrir as portas para novas parcerias e oportunidades para o hub Gastronômico e mostrar a excelência do que a nossa estrutura pode oferecer aos alunos da Gastronomia da PUC-Campinas”, ressaltou a coordenadora Andreia Pimentel.

Hub Gastronômico

O Hub Gastronômico da PUC-Campinas, com o Curso Tecnólogo de Gastronomia, foi inaugurado este ano e já colhe os frutos do bom trabalho realizado pela Universidade. Além da primeira turma já em processo de formação, o hub começa no segundo semestre a oferecer cursos rápidos.  “Serão oito cursos rápidos para o segundo semestre. Teremos: risoto, comida italiana, pães naturais, entre outros. São para trazer essas pessoas que amam gastronomia e querem aprender os pratos com ótimos profissionais para depois fazer em casa”, adianta Andreia Pimentel. Em breve, os cursos estarão disponíveis para inscrição.

O hub conta com quatro cozinhas com que há de mais moderno em infraestrutura e equipamentos, sendo um deles o estúdio “instagramável” para a realização de aulas interativas dentro do universo digital e plataformas de streaming. O espaço gourmet também tem sido procurado por emissoras para gravações de quadros de culinária, devido à qualidade dos equipamentos e estrutura completa.

Além disso, contará com um restaurante com ambiente contemporâneo, alinhado com as mais novas e elegantes tendências do setor de alimentação. Ele será aberto aos docentes, discentes, funcionários, público externo e convidados.



Carlos Giacomeli
30 de junho de 2023