Geografia - Licenciatura

Sobre o Curso

O curso oferece formação de Licenciado em Geografia permitindo que o formado ministre aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante e se envolva diretamente na produção de materiais didáticos, área em expansão no ensino, em todos os níveis. Para tanto, as aulas se dividem em teóricas, práticas e técnicas, ampliando o espectro de aprendizagem significativa dos alunos e os envolvendo diretamente com as duas facetas principais do conhecimento: o ensino e a aprendizagem.

O futuro professor de Geografia deve, além de dominar o conhecimento geográfico e os instrumentos básicos para a compreensão do espaço geográfico: cartografia, geotecnologias e geoprocessamento, ser capaz de promover a transposição didática com naturalidade e utilizar as novas tecnologias como motivadoras para o aprender. Completando a sua formação é imprescindível que o professor de Geografia esteja atento às questões que se colocam como embasadoras para o profissional da educação, tais como: inclusão, interdisciplinaridade, desenvolvimento de projetos, valorização da diversidade étnica e cultural brasileira, dentre outros. Esses temas são tratados de forma transversal ao longo da formação nos Projetos Integrados, nas Metodologias de Ensino e nos Estágios Supervisionados – momento que os alunos interagem diretamente com diversas realidades escolares.

Perfil do Egresso

Formação de bacharéis e licenciados em Geografia capazes de cumprir papel social e científico relevante na coletividade em que estão inseridos, ou seja, na região de Campinas. Visa, também, a formar e capacitar profissionais atentos às problemáticas das realidades nacional e mundial. Além disso, propõe-se a preparar profissionais que possam compreender, dominar e aplicar as novas tecnologias, assim como monitorar os avanços científicos, a partir de sólida formação teórico-metodológica.

O licenciado deverá ter capacidade para desenvolver estudos, análises, propostas e pesquisas integradas e contributivas em equipes multidisciplinares. Também deverá conhecer as características dos ambientes escolares, suas dimensões político-pedagógicas, assim como a produção e o desenvolvimento de propostas e projetos para o ensino fundamental e médio.

Recursos

- Geografia e Geoprocessamento
- Saneamento e Meio Ambiente
- Solos e Geologia
- Informática – Geral
- Centro de Recursos Áudio Visuais

  • Mensalidades 2019Ingressantes - R$ 1.349,00 % desconto licenciatura - 25% Valor líquido da mensalidade - 1.011,75
  • Turno \ Duração Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3260 horas
  • ReconhecimentoDECRETO Nº 15583 - 16/5/1944 - D.O.U.: 19/5/1944 PORTARIA Nº 919 - 27/12/2018 - D.O.U.: 28/12/2018

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho no setor da educação é extremamente amplo e permite a inserção do profissional de forma imediata, dada a carência de bons profissionais. No que tange à Geografia, é ainda mais perceptível a carência desse profissional nas redes públicas e privadas de ensino, daí o grau de empregabilidade ser muito alto. Porém, como se trata de um mercado amplo e elástico, é importante destacar que a formação em uma instituição tradicional e respeitada pela sua História e respeito com a educação como se posiciona a PUC-Campinas, é importante e faz a diferença na empregabilidade. Dada as diversas experiências didático-pedagógicas que os nossos alunos vivenciam ao longo de sua formação: trabalhos de campo e estudos do meio, desenvolvimento de projetos integrados, participação em programas do governo federal no estímulo à qualificação docente – PIBID, atuação como bolsistas de Iniciação à extensão e a pesquisa, entre outros, que, em suma, lhes permitem atuar de forma dirigida em diversas realidades escolares, há garantias de que estarão posicionados nesse mercado de trabalho que é, sem dúvidas, muito exigente. A média salarial está entre R$2.500,00 a R$6.000,00, a depender da quantidade horas/aula e a rede de atuação do professor.

Avaliação

  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 3
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2018

DIRETORIA DA FACULDADE

Sobre o Curso

O curso oferece formação de Licenciado em Geografia permitindo que o formado ministre aulas no ensino fundamental, médio e profissionalizante e se envolva diretamente na produção de materiais didáticos, área em expansão no ensino, em todos os níveis. Para tanto, as aulas se dividem em teóricas, práticas e técnicas, ampliando o espectro de aprendizagem significativa dos alunos e os envolvendo diretamente com as duas facetas principais do conhecimento: o ensino e a aprendizagem.

O futuro professor de Geografia deve, além de dominar o conhecimento geográfico e os instrumentos básicos para a compreensão do espaço geográfico: cartografia, geotecnologias e geoprocessamento, ser capaz de promover a transposição didática com naturalidade e utilizar as novas tecnologias como motivadoras para o aprender. Completando a sua formação é imprescindível que o professor de Geografia esteja atento às questões que se colocam como embasadoras para o profissional da educação, tais como: inclusão, interdisciplinaridade, desenvolvimento de projetos, valorização da diversidade étnica e cultural brasileira, dentre outros. Esses temas são tratados de forma transversal ao longo da formação nos Projetos Integrados, nas Metodologias de Ensino e nos Estágios Supervisionados – momento que os alunos interagem diretamente com diversas realidades escolares.

Perfil do Egresso

Formação de bacharéis e licenciados em Geografia capazes de cumprir papel social e científico relevante na coletividade em que estão inseridos, ou seja, na região de Campinas. Visa, também, a formar e capacitar profissionais atentos às problemáticas das realidades nacional e mundial. Além disso, propõe-se a preparar profissionais que possam compreender, dominar e aplicar as novas tecnologias, assim como monitorar os avanços científicos, a partir de sólida formação teórico-metodológica.

O licenciado deverá ter capacidade para desenvolver estudos, análises, propostas e pesquisas integradas e contributivas em equipes multidisciplinares. Também deverá conhecer as características dos ambientes escolares, suas dimensões político-pedagógicas, assim como a produção e o desenvolvimento de propostas e projetos para o ensino fundamental e médio.

Recursos

- Geografia e Geoprocessamento
- Saneamento e Meio Ambiente
- Solos e Geologia
- Informática – Geral
- Centro de Recursos Áudio Visuais

  • Turno \ Duração Noturno - 7 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 3260 horas
  • ReconhecimentoDECRETO FEDERAL nº 15583 - 16/5/1944 - D.O.U.: 19/5/1944 PORTARIA Nº 794 - 14/12/2016 - D.O.U.: 15/12/2016

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho no setor da educação é extremamente amplo e permite a inserção do profissional de forma imediata, dada a carência de bons profissionais. No que tange à Geografia, é ainda mais perceptível a carência desse profissional nas redes públicas e privadas de ensino, daí o grau de empregabilidade ser muito alto. Porém, como se trata de um mercado amplo e elástico, é importante destacar que a formação em uma instituição tradicional e respeitada pela sua História e respeito com a educação como se posiciona a PUC-Campinas, é importante e faz a diferença na empregabilidade. Dada as diversas experiências didático-pedagógicas que os nossos alunos vivenciam ao longo de sua formação: trabalhos de campo e estudos do meio, desenvolvimento de projetos integrados, participação em programas do governo federal no estímulo à qualificação docente – PIBID, atuação como bolsistas de Iniciação à extensão e a pesquisa, entre outros, que, em suma, lhes permitem atuar de forma dirigida em diversas realidades escolares, há garantias de que estarão posicionados nesse mercado de trabalho que é, sem dúvidas, muito exigente. A média salarial está entre R$2.500,00 a R$6.000,00, a depender da quantidade horas/aula e a rede de atuação do professor.

Avaliação

  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 3
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2018

DIRETORIA DA FACULDADE