Geografia - Bacharelado

Sobre o Curso

O curso oferece formação de Bacharel em Geografia, permitindo que o formado atue nas áreas de planejamento e gestão territorial e ambiental. Dada a sua formação ampla e que dialoga com várias áreas do conhecimento, o geógrafo é o profissional capaz de compreender as organizações espaciais em suas várias dimensões: social, econômica e ambiental; daí sua importância na elaboração de relatórios de impacto ambiental, na interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite, na elaboração de mapeamentos diversos, tais como: uso e ocupação do solo, redes e fluxos, mapeamento ambiental, evolução tempôro-espacial das regiões metropolitanas, dentre outros.

Este curso fundamenta-se no entendimento de que a leitura espacial se desenvolve a partir de uma concepção de totalidade, que é o espaço geográfico. Assim, é imprescindível que este profissional desenvolva habilidades que lhe permitam compreender não apenas a conexão de fenômenos físicos e humanos, mas, fundamentalmente, como se interligam em diferentes escalas e quais os processos que os envolvem. Para tanto, as aulas práticas que acontecem nos laboratórios ou nos trabalhos de campo instrumentalizam os alunos ao exercício da profissão, que requer: comunicação, leitura espacial, gosto pelas geotecnologias e o seu impacto na vida cotidiana e compreensão sistêmica da natureza.

Perfil do Egresso

Formação de bacharéis em Geografia capazes de cumprir papel social e científico relevante na coletividade em que estão inseridos, atentos às problemáticas das realidades nacional e mundial. O profissional deve compreender dominar e aplicar as novas tecnologias, assim como monitorar os avanços científicos, a partir de sólida formação teórico-metodológica.

Recursos

- Geografia e Geoprocessamento
- Saneamento e Meio Ambiente
- Solos e Geologia
- Informática – Geral
- Centro de Recursos Áudio Visuais

  • Turno \ Duração Noturno - 8 Semestres
  • Campus Campus I
  • Carga Horária 2931 horas
  • ReconhecimentoDECRETO FEDERAL Nº 15.583 - 16/5/1944 - D.O.U.: 19/5/1944 PORTARIA Nº 286 - 21/12/2012 - D.O.U.: 27/12/2012

Mercado de Trabalho

Dada as atuais mudanças tecnológicas que estamos vivenciando, fundamentalmente no campo das geotecnologias, abre-se um vasto mercado de trabalho para a atuação do geógrafo e, este mercado, encontra-se em expansão. Para o geógrafo que se interessa pelas geotecnologias – que envolve sensoriamento remoto, cartografia digital e geoprocessamento – pode atuar em empresas que necessitam deste conhecimento, atuando na leitura das imagens de satélite, na elaboração do plano de marketing, nas estratégias de logística, na definição de ampliação de novas filiais, nos planos de gestão ambiental, dentre outros. Para aqueles profissionais que apreciam o trabalho em equipe, as empresas de consultorias têm requisitado análises e planos de modelagem de dados espaciais mais requintadas – tarefa primeira do geógrafo. Ainda, para aqueles que desejam trabalho público, diversos órgãos oferecem vagas relacionadas ao planejamento urbano e territorial e gestão ambiental, principalmente no tocante a gestão de planos diretores, delimitação de bacias hidrográficas, mapeamento de uso do solo, mapeamento de áreas de risco, entre outros temas relevantes.

 

Cabe destacar que o trabalho do geógrafo é reconhecido pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – e, para a sua atuação, deve estar registrado junto ao Conselho.

Avaliação

  • Ministério da Educação - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO
    Conceito: 5
    Ano: 2017
  • Ministério da Educação - CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO
    Conceito: 4
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 3
    Ano: 2016
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 3
    Ano: 2017
  • Editora Abril - Guia do Estudante
    Conceito: 4
    Ano: 2018

DIRETORIA DA FACULDADE