A partir de terça-feira (18/08) tem início à programação da 3ª Semana Hércules Florence e 3º Seminário Imagem e Atualidade na PUC-Campinas

Nesta terça-feira (18/08) a PUC-Campinas será o ponto de encontro de fotógrafos profissionais, amadores ou simplesmente dos interessados pela arte de fotografar. Começam, neste dia, as atividades da 3ª Semana Hércules Florence e 3º Seminário Imagem e Atualidade na PUC-Campinas. Os eventos realizados na Universidade ocorrerão nos campi I e II e terão como tema central a fotografia em cada uma das áreas: Arquitetura, Biologia, Artes Visuais, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Na mesa de abertura, no dia 18 de agosto, às 9h, o tema da discussão será Natureza em Foco e contará com a participação de Haroldo Palo Júnior e Adriano Gambarini. Esta mesa terá como provocador Rubens Rosa da Revista Terra da Gente. A discussão é aberta ao público e será no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II da PUC-Campinas.

Na quarta-feira (19/08), às 9h, a discussão será na área da saúde, com o tema Expedição Saúde e contará com a participação dos fotógrafos Gustavo Magnunsson e André François, além do médico Ricardo Affonso Ferreira da ONG Expedicionários da Saúde. Esta atividade também será realizada no Auditório Monsenhor Salim, Campus II da PUC-Campinas.

Na quinta-feira (20/08), ocorrerão três atividades, todas elas no Campus I da Universidade. A primeira ocorrerá, às 9h, e o tema será Conexões Fotográficas e contará com a participação dos fotógrafos Orlando Brito e Mauricio Lima. O provocador desta mesa será o editor da Revista Fotografe Melhor, Sergio Branco.

Já, às 14h, será realizada a mesa redonda Arquitetura e Cidade e contará com a participação dos fotógrafos Antonio Saggese e Leo Caobelli, Rodrigo Marcondes e Paulo Fehlauer, todos eles do Coletivo Garapa. O provocador desta mesa será o arquiteto Abílio Guerra, que também é editor do Portal Vitruvius.

Encerrando as atividades do dia, às 20h, ocorrerá a mesa redonda sobre As Diferentes Linguagens da Fotografia Publicitária, que contará com a participação do fotógrafo publicitário Marcio Scavone. O provocador desta mesa será Mentor Muniz Neto sócio da Bullet e Update or Die.

Na sexta-feira (21/08), às 19h, será o lançamento do livro Imagem Fotográfica do diretor da Faculdade de Artes Visuais da PUC-Campinas, Flávio Shimoda. O lançamento será no Hall – Auditório D. Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Na sequência, às 20h, será realizada a mesa redonda Arte e Fotografia e contará com participação dos fotógrafos Iatã Canabrava e Mariana Meloni. Esta mesa terá como provocador o professor Fernando Tacca, da Unicamp. A mesa redonda será no Auditório Dom Gilberto, Campus I da PUC-Campinas.

Além das mesas redondas, uma serie de exposição e eventos ocorrerão em diferentes pontos da cidade de Campinas. Todos eles são abertos ao público e gratuitos. A programação completa está disponível no site – www.seminarioimagemeatualidade.com.br

Concurso Fotográfico
Até o dia 23 de agosto os interessados em participar do Concurso Fotográfico podem inscrever suas fotos (até três fotos) no site do evento. Valem fotos tiradas de celulares, máquinas digitais, analógicas ou por qualquer outro aparelho que registre imagens. O tamanho mínimo da foto é de 1024×768 pixels. Além da divulgação das fotos vencedoras no site do evento, no portal e no Jornal da PUC-Campinas, os seis primeiros lugares ganharão prêmios.

11 de agosto de 2009