Feira de Estágios da PUC-Campinas oferece 2 mil vagas em empresas da região

Atualmente, 45% dos alunos da Universidade estão fazendo estágios não obrigatórios, remunerados

A PUC-Campinas realizará dia 28 de agosto uma feira de estágios na área externa da Praça de Alimentação do Campus I, das 9h às 22h, voltadas aos alunos de todos os seus cursos e também para jovens que não estão na Universidade. No evento “Conexão com o Mundo do Trabalho”, os estudantes poderão fazer cadastro de currículos (clique aqui para fazer on-line), participar de palestras, oficinas e processos seletivos, conhecer empresas e ter contato com RHs e funcionários.

Em 2018 foram cerca de 500 vagas, com 20 empresas expositoras na feira. Neste ano participam 38 empresas, sendo quatro agentes integradores, com quase 2 mil vagas. Serão realizados quatro processos seletivos, entre 10h e 16h, para 12 áreas diferentes. Além disso, A PUC-Campinas já recebeu cerca de 400 CV antecipadamente. E as empresas estarão recebendo cadastro de alunos interessados em estágio.

Esse tipo de iniciativa da Universidade leva em conta que a atual situação da economia brasileira afeta principalmente os jovens que buscam a entrada no mundo do trabalho. Um estudo recente do Observatório da PUC-Campinas, que analisa dados econômicos da região, mostrou uma queda acentuada em 2019 da oferta de empregos para jovens entre 18 e 24 anos na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Em 2010, de acordo com dados extraídos da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), 53,4 mil pessoas desta faixa etária estavam empregadas na Indústria da RMC. Em 2018, este número caiu para 35,1 mil, representando uma diminuição superior a 34%.

Para diminuir esse abismo entre o final da formação acadêmica e a entrada no mercado, a PUC-Campinas desenvolve um trabalho de integração e estreitamento de relações com empresas e organismos governamentais e não governamentais que está apresentando bons resultados, com um alto índice de inserção dos estudantes da Instituição em empresas.

Exterior

Atualmente, 45% dos alunos da Universidade estão fazendo estágio não obrigatório, remunerado. Esses estágios ocorrem não só no Brasil, mas também no Exterior, o que amplia as possibilidades de entrada dos estudantes nos anos finais de formação em grandes empresas.

A cada semestre, a PUC-Campinas envia, em média, 30 alunos para estágios em multinacionais na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Suíça e Portugal. Na região de Campinas e em São Paulo, o número de empresas que têm acordo de estágios com a Instituição chega a 4 mil, entre pequenas, médias e grandes.

Para facilitar a participação dos alunos na seleção por parte das empresas, a maior parte dos cadastros é feita dentro da própria Universidade. Também há visitas técnicas a grandes empresas, onde também são realizados entrevistas e processos seletivos. Além disso, entidades internacionais e embaixadas realizam na Instituição palestras e apresentações de projetos e oportunidades para brasileiros no exterior.

Outra maneira de aproximar o mundo acadêmico do mundo do trabalho é a realização de aulas práticas dentro das próprias empresas. Algumas conveniadas permitem que alunos e professores realizem atividades dentro de suas dependências, utilizando equipamentos e estrutura física. Com isso, é possível estar em contato desde o período acadêmico com o que há de mais atual no meio empresarial.

Intercâmbio

Além de enviar universitários para estágios em grandes empresas no Brasil e Exterior e para experiências de estudo e pesquisa em universidades estrangeiras, a PUC-Campinas tem um programa para receber alunos estrangeiros, principalmente de países emergentes. Atualmente, há estudantes de Portugal, Chile, Colômbia, México, África do Sul, Gana e outros na Graduação da Universidade.

Na Pós-Graduação, a Universidade mantém 100 acordos de cooperação com embaixadas de diversos países, que oferecem bolsas de estudo. Multinacionais e organizações não governamentais e governamentais, como a OEA (Organização dos Estados Americanos), também têm acordos com a PUC-Campinas.

Empresas participantes

Veja a relação das empresas participantes da Feira de Estágios da PUC-Campinas:

1. Aegea Saneamento e Participações S.A.
  2. Becomex Consultoria Ltda
  3. Benteler Componentes Automotivos Ltda.
  4. Campinas Intercambio Viagens e Turismo Ltda.
  5. Caterpillar Brasil Ltda
  6. Centro De Integração Empresa-Escola – CIEE.
  7. Colossal Ltda Me (Super Estágios)
  8. Companhia Piratininga De Força E Luz S.A.
  9. Cultural Care Viagens E Turismo Ltda.
  10. Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes
  11. Eaton Ltda
  12. Ef Viagens E Turismo Ltda.
  13. Elsys Equipamentos Eletronicos Ltda.
  14. Finocchio E Ustra Sociedade De Advogados.
  15. General Motors Do Brasil Ltda
  16. Global Central de Estagios Ltda
  17. Hst Card Technology – Desenvolvimento De Sistemas Ltda.
  18. IBM
  19. Icaro Technologies Servicos E Comercio Ltda.
  20. Instituto De Pesquisas Eldorado.
  21. International Paper Do Brasil Ltda.
  22. Kion South America Fabricação de Equipamentos para Armazenagem Ltda.
  23. Linx Sistemas e Consultoria Ltda.
  24. Matera Systems Informática S.A.
  25. Mblabs Serviços de Tecnologia
  26. Movile Internet Móvel S.A.
  27. Netglobe2 Computer Service Eireli.
  28. Nouryon Pulp And Performance Indústria Química Ltda.
  29. Nube Núcleo Brasileiro De Estágios Ltda.
  30. Padtec S.A.
  31. Robert Bosch Ltda.
  32. Sensedia S.A.
  33. Sociedade de Advogados Lima Junior, Domene e Advogados Associados.
  34. Tetra Pak Ltda.
  35. Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados.
  36. Wall Jobs Tecnologia Ltda.
  37. White Martins Gases Industriais Ltda.
  38. CCAA

Marcelo Andriotti