Ex-aluno da PUC-Campinas é finalista do Prêmio Jabuti

Pouso forçado: A história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar, obra do ex-aluno da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas Daniel Leb Sasaki, figura entre os dez finalistas da categoria melhor livro de reportagem do 48º Prêmio Jabuti. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de agosto, sendo que a festa de premiação será realizada em 13 de setembro, na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes, na capital. O Prêmio Jabuti, instituído pela Câmara Brasileira do Livro desde 1959, é o mais importante prêmio literário do País. No total 47 livros foram inscritos na categoria melhor livro de reportagem na edição 2006.

A obra de 280 páginas relata o episódio do fechamento da Panair – a mais consolidada empresa de aviação brasileira, referência no mundo inteiro – durante o período da ditadura militar. O autor prova que a escandalosa falência da empresa na década de 1960 não passou de uma manobra do governo para beneficiar a Varig. Mais o que a narração de fatos, o que o livro propõe é o resgate de uma história que repercute até a atualidade. “Esse é um livro documental. Tudo que narro foi pesquisado e documentos provam sua veracidade. Ele não explica as razões da atual crise da Varig, mas resgata muitos detalhes da origem dessa empresa e mostra o momento do seu grande salto na aviação”, disse Sasaki.

O jornalista destaca que o público está acostumado a ler sobre ditadura militar apenas pelo aspecto da privação dos direitos pessoais e a violência contra o indivíduo, mas neste livro têm a oportunidade de conhecer detalhes de uma intervenção militar na trajetória de uma empresa, ou seja, sobre uma pessoa jurídica.

Formado pela PUC-Campinas em 2004, Daniel começou a pesquisa sobre o assunto ainda nos tempos da faculdade apenas como hobby, porém não teve dúvidas em escolher a história da Panair como tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foram mais de três anos de pesquisa para elaborar o livro, que foi lançando no ano passado pela editora Record.

Serviço
Título do livro: Pouso forçado: A história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar
Nº de páginas: 280
Editora: Record