Estudo do Observatório mostra forte alta nos investimentos na Região de Campinas em 2023

Estudo traçou o perfil dos investimentos confirmados na região de Campinas

O estudo do Observatório PUC-Campinas sobre os investimentos confirmados na região de Campinas em 2023, coordenado pelo Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva, mostrou forte alta. A Região de Campinas foi a que mais cresceu em comparação com as demais regiões do Estado de São Paulo. O valor total de investimentos confirmados ultrapassou R$ 21 bilhões no período.

“Destaca-se que o valor dos investimentos confirmados em Campinas, em 2023, veio bem acima da média. Trata-se de um ótimo resultado, diante do que é avistado em outras localidades regionais do Estado de São Paulo”, disse o Prof. Cristiano.

Outra informação, de muita importância, diz respeito ao tipo dos investimentos. A maior parte do valor total se caracteriza pelo tipo de implantação, preenchendo mais de 99% do que foi destinado a economia de Campinas, e só 1% na ampliação, mostrando que quase a totalidade são em novos negócios.

Clique aqui para ver estudo completo

A pesquisa faz parte de atividade específica decorrente do Acordo de Cooperação Técnica entre o Observatório PUC-Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas para auxiliar na tomada de decisões e investimentos pelo setor público e também privado. A análise foi realizada a partir de dados disponibilizados pelo SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) em 2024.

“A força dos investimentos confirmados mostrou-se associada às relações entre as atividades produtivas da Indústria e o sistema local de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, sobretudo, o que se avista em serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias característicos da Revolução 4.0”, disse o Prof. Cristiano.

Os investimentos destinados ao setor de serviços envolveram as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico, sendo que esta atividade foi a que mais investiu no período em pauta, além dos investimentos em atividades da atenção à saúde humana e os serviços especializados em construção.

A infraestrutura contou com investimentos em eletricidade, gás e outras utilidades, transporte terrestre, as atividades de captação, tratamento e distribuição de água e o armazenamento e atividades de transporte. O comércio varejista também realizou investimentos.

Foto: Luiz Granzotto (Prefeitura de Campinas)

Marcelo Andriotti
15 de abril de 2024