Estudantes de Veterinária fazem microchipagem de animais em shopping

Evento com serviço gratuito será dias 5 e 6 no Shopping Parque D. Pedro

Estudantes e professores do Curso de Veterinária da PUC-Campinas participarão da quinta edição do projeto Pet no Parque, que será realizado dias 5 e 6 de agosto, das 15h às 20h, no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas. O evento será na Praça BeGreen, na Entrada Árvores, e terá microchipagem gratuita de animais cujos tutores residam no município, uma parceria da PUC-Campinas com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Campinas (DPBEA).

Em frente ao playground da Praça BeGreen será realizada a feira de adoção de cerca de 30 pets, entre cães e gatos, resgatados por meio do trabalho da ONG Associação Amigos dos Animais de Campinas (AAAC), além de oficina de bandanas, piscina de bolinhas para pets e espaço kids para crianças. Também haverá painéis “instagramáveis” para fotos, música, bolhas de sabão e o food truck Guaipecas, com hambúrgueres e bebidas sem álcool. Parte da renda obtida pelo food truck no dia do evento será revertida para a ONG participante.

O outro espaço fica ao lado da estufa urbana BeGreen e do bicicletário, logo em frente da Entrada Árvores. Cerca de 30 alunos do curso de Veterinária da PUC-Campinas, sob o comando do professor e responsável pelo DPBEA, Prof. Dr. Paulo Anselmo Nunes Felippe, farão microchipagem dos animais, que permite o monitoramento e reduz os riscos de perda. Serão entregues 500 senhas para cada serviço por dia. Para ter acesso, é necessário levar o comprovante de residência em Campinas.

O professor Paulo Anselmo explicou a importância de colocar o microchip em seu pet, além da segurança em caso de acidentes, como fugas ocasionais. “A gente coloca uma tag que fica sob a pele do pet, não machuca e serve de cadastro, contendo desde os dados do proprietário até quem fez os primeiros atendimentos. Ele tem uma ferramenta da georreferência, mostrando onde cada animal está, quem é o dono, o registro do veterinário que fez o primeiro atendimento. Assim, vai ser fácil identificar quando um bicho é abandonado e acabar com uma triste realidade”, disse.

Atualmente, são cerca de 80 mil pets cadastrados em Campinas. A meta é colocar a tag em 34 mil pets por ano até atingir a população total do município, que gira em torno de 400 mil, de acordo com o DPBEA.

Pet no Parque D. Pedro Shopping

Data: sábado (5) e domingo (6) de agosto

Local: Parque D. Pedro Shopping, Praça BeGreen (Entrada Árvores)

Fotos: Carlos Alciati Neto/Parque D. Pedro/WGO